Aula sobre Aglutinacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aglutinação é uma forma de formação de palavras em que duas ou mais palavras se unem para formar uma nova palavra. É comum em nosso cotidiano, como em "guarda-chuva", "pé-de-moleque", "beija-flor". Nesta aula, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre a aglutinação e seus subtemas, como o uso correto do hífen em palavras compostas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e irão participar de diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos) \

    Faça uma introdução ao tema e apresente exemplos de palavras aglutinadas. Em seguida, organize a turma em 3 grupos e explique a dinâmica da rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos, um em cada estação. Durante 20 minutos, eles deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, ir para a próxima estação.

    Estação 1 (30 minutos) - Os alunos participarão de uma atividade em que deverão identificar palavras aglutinadas em um texto e explicar a sua formação. Você poderá utilizar um texto de sua escolha, como uma notícia ou um trecho de um livro.

    Estação 2 (30 minutos) - Os alunos participarão de uma atividade em que deverão criar palavras aglutinadas a partir de outras palavras, utilizando o hífen corretamente. Você poderá disponibilizar cartões com as palavras para que os alunos possam manipulá-las.

    Estação 3 (30 minutos) \- Os alunos participarão de uma atividade em que deverão criar histórias utilizando palavras aglutinadas. Você poderá fornecer algumas palavras para que os alunos possam utilizá-las em suas histórias.


  3. Etapa 3 - Socialização (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar as atividades realizadas nas estações para a turma inteira. Proponha uma discussão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos e reforce os conceitos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na formação de palavras aglutinadas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar palavras aglutinadas em um texto.
  • Utilização correta do hífen na formação de palavras aglutinadas.
  • Criatividade na formação de palavras aglutinadas.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Capacidade de apresentar e explicar as atividades realizadas nas estações.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Organizar a dinâmica da rotação por estações.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Fazer intervenções pedagógicas quando necessário.
  • Fazer uma discussão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos e reforçar os conceitos abordados durante a aula.

Ações do aluno

  • Identificar palavras aglutinadas em um texto.
  • Criar palavras aglutinadas a partir de outras palavras, utilizando o hífen corretamente.
  • Criar histórias utilizando palavras aglutinadas.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Apresentar e explicar as atividades realizadas nas estações.