Aula sobre Aglutinacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos) \
Faça uma introdução ao tema e apresente exemplos de palavras aglutinadas. Em seguida, organize a turma em 3 grupos e explique a dinâmica da rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos, um em cada estação. Durante 20 minutos, eles deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, ir para a próxima estação.Estação 1 (30 minutos) - Os alunos participarão de uma atividade em que deverão identificar palavras aglutinadas em um texto e explicar a sua formação. Você poderá utilizar um texto de sua escolha, como uma notícia ou um trecho de um livro.
Estação 2 (30 minutos) - Os alunos participarão de uma atividade em que deverão criar palavras aglutinadas a partir de outras palavras, utilizando o hífen corretamente. Você poderá disponibilizar cartões com as palavras para que os alunos possam manipulá-las.
Estação 3 (30 minutos) \- Os alunos participarão de uma atividade em que deverão criar histórias utilizando palavras aglutinadas. Você poderá fornecer algumas palavras para que os alunos possam utilizá-las em suas histórias.
Etapa 3 - Socialização (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar as atividades realizadas nas estações para a turma inteira. Proponha uma discussão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos e reforce os conceitos abordados durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição.
- Incentivar a criatividade dos alunos na formação de palavras aglutinadas.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar palavras aglutinadas em um texto.
- Utilização correta do hífen na formação de palavras aglutinadas.
- Criatividade na formação de palavras aglutinadas.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
- Capacidade de apresentar e explicar as atividades realizadas nas estações.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Organizar a dinâmica da rotação por estações.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
- Fazer intervenções pedagógicas quando necessário.
- Fazer uma discussão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos e reforçar os conceitos abordados durante a aula.
Ações do aluno
- Identificar palavras aglutinadas em um texto.
- Criar palavras aglutinadas a partir de outras palavras, utilizando o hífen corretamente.
- Criar histórias utilizando palavras aglutinadas.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Apresentar e explicar as atividades realizadas nas estações.