Aula sobre Agree With Disagree With Concordar Discordar
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A habilidade de concordar e discordar é uma habilidade importante na comunicação. Saber como expressar sua opinião de maneira convincente é importante em muitos aspectos da vida. Na aula de hoje, vamos aprender como concordar e discordar em inglês. Isso é útil para a comunicação em inglês em diferentes situações, como nos negócios ou na vida cotidiana. Para tornar a aula mais envolvente, vamos usar a metodologia ativa Gamificação. Vamos criar um jogo de tabuleiro onde os alunos vão poder praticar e aprender enquanto se divertem.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo um brainstorming com a turma sobre situações em que as pessoas precisam concordar e discordar. Em seguida, apresente as regras do jogo e explique como funciona. Pergunte aos alunos "Vocês acham que é importante concordar com tudo o que as outras pessoas dizem? Por que sim ou por que não?".Etapa 2 - Criação do jogo
Divida os alunos em grupos e dê a eles cartolina, lápis, régua e outros materiais que eles irão precisar para criar o jogo de tabuleiro. Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas, 6 pinos e um dado. As casas devem incluir perguntas e ações relacionadas ao tema concordar e discordar. Escreva os cartões e distribua entre os grupos. Pode dar aos grupos, por exemplo, uma lista de perguntas e ações para ajudá-los a decidir sobre o conteúdo do tabuleiro. Algumas perguntas poderiam ser: "Do you agree or disagree that technology is a boon to humanity? Why?". Algumas ações poderiam ser: "Go back two spaces” ou "Advance three spaces".Etapa 3 - Explicação do jogo
Explique as regras do jogo e como jogá-lo. Depois disso, os grupos devem jogar o jogo por cerca de 10 minutos.Etapa 4 - Discussão
Após jogar o jogo, os alunos devem discutir em grupos ou em pares sobre as opiniões que expressaram durante o jogo. Caminhe pela sala, monitorando as discussões e auxiliando os alunos.Etapa 5 - Debate
Medie um debate em que os alunos devem apresentar seus pontos de vista sobre um tema específico, usando as habilidades de concordar e discordar que aprenderam no jogo. O debate deve ser organizado em duplas, em que um aluno deve explicar por que concorda com determinado ponto de vista e o outro deve refutar esse ponto de vista.Etapa 6 - Avaliação
Finalize a aula fazendo uma avaliação dos alunos sobre o que foi aprendido na aula e como esse conhecimento pode ser aplicado em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de concordar e discordar em inglês;
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as atividades em grupo;
- Criatividade e originalidade na criação do jogo;
- Habilidade em utilizar as expressões de concordar e discordar durante o jogo e o debate;
- Habilidade em refutar opiniões contrárias de maneira convincente.
Ações do professor
- Mediar o debate e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar;
- Monitorar as discussões em grupo, verificando se os alunos estão compreendendo o tema;
- Auxiliar os alunos a criar o jogo, fornecendo orientação quando necessário.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Contribuir para a criação do jogo de tabuleiro;
- Falar em inglês durante o jogo e o debate;
- Refutar opiniões contrárias de maneira convincente;
- Participar do debate.