Aula sobre Agree With Disagree With Concordar Discordar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Agree with / disagree with" é uma habilidade linguística fundamental para a comunicação em inglês. A abordagem deste tema neste plano de aula irá permitir que os alunos pratiquem a habilidade de expressar concordância ou discordância com opiniões e argumentos apresentados em textos orais sobre temas sociais e coletivos. Como exemplo, poderíamos pensar em um debate sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a pandemia, em que os alunos devem ser capazes de expressar sua opinião e argumentar a favor ou contra. A metodologia escolhida é a Rotação por estações, que é uma abordagem ativa que permite a aprendizagem individualizada do aluno. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupo para desenvolver suas habilidades linguísticas, além de praticar a criatividade e a colaboração.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma atividade de brainstorm em grupo para identificar temáticas sociais relevantes para a idade dos estudantes. Em seguida, introduza o tema do debate que será realizado durante a aula e explique as instruções para a atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes e a sala em 3 estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Indique por onde cada grupo irá iniciar a atividade.

    Estação 1:

    Na primeira estação, o grupo irá assistir a um vídeo curto sobre o tema e, em seguida, discutir em grupo os argumentos a favor e contra. O grupo deve criar um pequeno texto sobre o que concorda e discorda sobre o tema.

    Estação 2:

    Na segunda estação, o grupo irá realizar uma atividade de discussão em grupo utilizando cartões com frases que possuem opiniões contrárias. Leia as frases, enquanto os alunos deverão se posicionar sobre concordar ou discordar.

    Estação 3:

    Na terceira estação, o grupo irá desenvolver uma atividade de role-play em que os alunos serão divididos em duplas e terão que argumentar a favor e contra um tema. Cada dupla irá criar argumentos para defender ou refutar um determinado tópico e o objetivo é quebrar a opinião do outro grupo.


  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Ao final das atividades, os alunos deverão se reunir novamente em grupo e compartilhar suas opiniões sobre o tema em questão. A turma deverá realizar uma votação sobre qual opinião parece mais valiosa e coerente com o tema.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre a aula com uma atividade de feedback. Faça perguntas individuais sobre a atividade, além de perguntar como a própria atividade pode ser melhorada para as próximas aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas em inglês para expressar opiniões e argumentos sobre temas sociais e coletivos.
  • Praticar a criatividade e a colaboração.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise e reflexão sobre temas atuais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Demonstração de habilidades linguísticas em inglês para expressar opiniões e argumentos.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre temas sociais e coletivos.
  • Coerência e criatividade na construção de argumentos.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva as instruções e objetivos da atividade.
  • Estimular a interação e colaboração entre os alunos.
  • Fornecer feedbacks frequentes aos alunos sobre seu desempenho na atividade proposta.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os colegas de grupo na construção dos argumentos e opiniões sobre o tema.
  • Demonstrar habilidades linguísticas em inglês para expressar opiniões e argumentos.