Aula sobre Agree With Disagree With Concordar Discordar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Agree with / disagree with (Concordar / discordar)" é uma habilidade importante no aprendizado da língua inglesa, pois permite que os alunos expressem suas opiniões de forma clara e convincente, além de entenderem as opiniões dos outros. Esta aula será desenvolvida usando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação de sua própria atividade. Por meio de exemplos práticos, os estudantes aprenderão a aplicar o tema em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Pesquisa pré-aula

    Os alunos deverão fazer uma pesquisa pré-aula sobre o tema, buscando exemplos de situações cotidianas em que sejam necessárias expressões de concordância e discordância. Eles deverão elaborar um texto curto com a apresentação de um exemplo prático.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a aula explicando a importância do tema "Agree with / disagree with" e como ele pode ser aplicado em situações cotidianas. Apresente exemplos de expressões e frases utilizadas para concordar e discordar em um diálogo. Explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos, em grupos, deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que permitirá avaliar a atividade proposta. Forneça um modelo para que os alunos sigam.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento de atividade prática

    Forneça uma lista de temas de interesse social e coletivo para que os alunos, em grupos, escolham um e desenvolvam uma atividade prática usando expressões de concordância e discordância para defender seus posicionamentos. Os alunos deverão gravar um vídeo curto e apresentá-lo.

  5. Etapa 5 - Avaliação com template Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo avaliará a si próprio e aos demais grupos usando o template Dinâmica dos 3 Qs, avaliando-os pelos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e os objetivos alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.
  • Aprender a aplicar expressões de concordância e discordância em situações cotidianas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

Critérios de avaliação

  • Apresentação clara dos posicionamentos.
  • Uso adequado de expressões de concordância e discordância.
  • Colaboração no grupo.
  • Participação ativa na atividade prática.
  • Avaliação coerente e justa com o template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Fornecer exemplos práticos para os alunos.
  • Orientar os grupos na elaboração do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar os trabalhos e apoiar os alunos.
  • Concluir a aula com uma síntese dos objetivos alcançados.

Ações do aluno

  • Fazer uma pesquisa pré-aula sobre o tema.
  • Colaborar na elaboração do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver uma atividade prática em grupo.
  • Avaliar os demais grupos com o template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da aula.