Água: repense suas atitudes

O homem modificou o espaço geográfico e muitas dessas mudanças também modificaram o escoamento superficial da água. Vamos entender essas modificações? Bora lá para esse vídeo da aula de Geografia! 💧💧💧

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que apresenta práticas de preservação e uso sustentável dos recursos hídricos:

    A) Agricultura irrigada e degradação de mananciais.

    B) Aproveitamento das águas das chuvas e manutenção da vegetação nativa das margens dos rios.

    C) Cuidado com o descarte do lixo e prática de agricultura irrigada.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra. Ela está presente em diversos locais, como rios, lagos, oceanos, geleiras, entre outros. No entanto, apesar de ser abundante, a água doce é um recurso finito e está cada vez mais escasso em diversas regiões do mundo. Por isso, é importante repensarmos nossas atitudes em relação ao uso da água, principalmente nas áreas urbanas, onde a demanda é maior. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, identificando a ideia central e as sub-ideias relacionadas à importância da água e ao ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. No entanto, a água potável é um recurso escasso e, muitas vezes, desperdiçado. Nesta aula, vamos repensar nossas atitudes em relação à água e aprender sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, que permitirá que os alunos trabalhem em grupos e desenvolvam suas habilidades de forma mais dinâmica e participativa.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra, e é importante que os estudantes compreendam o ciclo da água e a sua importância para o ambiente e para a sociedade. Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Água: repense suas atitudes" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula o debate e a reflexão crítica sobre o assunto. Para tornar a aula mais envolvente, podemos apresentar exemplos práticos de como a água é utilizada no cotidiano dos estudantes, como na preparação de alimentos, na higiene pessoal, na limpeza da casa, entre outros.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra. Ela está presente em todos os lugares, seja nos rios, lagos, oceanos, na chuva, no solo ou nas plantas. Apesar de ser tão importante, muitas vezes não damos a devida atenção ao seu uso e desperdiçamos água de forma desnecessária. Nesta aula, vamos repensar nossas atitudes em relação à água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Ela está presente em todos os lugares, seja na natureza ou nas cidades, e é utilizada para diversas finalidades, como consumo humano, agricultura, indústria, entre outras. No entanto, é preciso repensar nossas atitudes em relação ao uso da água, pois muitas vezes a desperdiçamos ou a poluímos, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a nossa própria saúde. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para criar um template com 5 etapas que nos ajude a entender melhor como podemos cuidar da água e preservá-la para as futuras gerações.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A água é um recurso fundamental para a vida na Terra, mas muitas vezes não damos a devida importância para ela. Nessa aula, vamos repensar nossas atitudes em relação à água e entender como o ciclo da água funciona, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Vamos aprender sobre os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, os alunos serão incentivados a trabalhar em grupo, criando um mapa conceitual para aprofundar o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: