Aula sobre Agua Repense Suas Atitudes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A água é um recurso fundamental para a vida na Terra, mas muitas vezes não damos a devida importância para ela. Nessa aula, vamos repensar nossas atitudes em relação à água e entender como o ciclo da água funciona, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Vamos aprender sobre os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, os alunos serão incentivados a trabalhar em grupo, criando um mapa conceitual para aprofundar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando a importância da água e como ela é um recurso fundamental para a vida na Terra. Apresente um vídeo curto sobre o ciclo da água para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre o que eles já sabem sobre o ciclo da água e sua importância. Circule pela sala para auxiliar e orientar os grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema "Água: repense suas atitudes", contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar papel e caneta para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Os alunos devem justificar suas escolhas e explicar como as sub-ideias estão relacionadas com a ideia central.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Auxiliena discussão e oriente os alunos sobre como aprofundar o tema.

  6. Etapa 6 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático sobre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, utilizando imagens e vídeos para ilustrar a diferença entre os dois ambientes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da água e como cada um pode contribuir para preservá-la. Incentive os alunosa compartilhar o que aprenderam com seus familiares e amigos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal."
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da água e como podemos preservá-la.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Capacidade dos alunos em justificar suas escolhas e explicar como as sub-ideias estão relacionadas com a ideia central.
  • Participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados.
  • Capacidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante as discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da água e como podemos preservá-la.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Encorajar os alunos a compartilhar o que aprenderam com seus familiares e amigos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa conceitual coerente e claro.
  • Justificar suas escolhas e explicar como as sub-ideias estão relacionadas com a ideia central.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados.
  • Descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.