Aula sobre Agua Repense Suas Atitudes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra. Ela está presente em todos os lugares, seja nos rios, lagos, oceanos, na chuva, no solo ou nas plantas. Apesar de ser tão importante, muitas vezes não damos a devida atenção ao seu uso e desperdiçamos água de forma desnecessária. Nesta aula, vamos repensar nossas atitudes em relação à água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de situações cotidianas em que a água é utilizada e desperdiçada. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turmaem grupos de 4 a 5 alunos e entregue para cada grupo uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas

    Cada grupo deverá criar 4 cartas de perguntas sobre o tema. As perguntas devem ser objetivas e ter respostas claras. Exemplo: Qual é a importância da água para a vida no planeta Terra?

  4. Etapa 4 - Criação das cartas de afirmações

    Cada grupo deverá criar 4 cartas de afirmações sobre o tema. As afirmações devem ser verdadeiras e ter relação com o conteúdo estudado. Exemplo: A água é um recurso natural renovável.

  5. Etapa 5 - Montagem do jogo

    Cada grupo deverá montar seu próprio jogo com as cartas de perguntas e afirmações criadas. O jogo deve ter 8 cartas no total, sendo 4 de perguntas e 4 de afirmações.

  6. Etapa 6 - Troca de jogos entre os grupos

    Cada grupo deverá trocar seu jogo com outro grupo e jogar o jogo criado pelo outro grupo. Os alunos deverão responder as perguntas e verificar se as afirmações são verdadeiras.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após a troca de jogos, os grupos deverão se reunir e discutir as respostas e afirmações apresentadas pelos outros grupos. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a interação e a discussão entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de repensar as atitudes em relação ao uso da água.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
  • Participação ativa na troca de jogos e discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade das respostas e afirmações apresentadas.
  • Capacidade de repensar as atitudes em relação ao uso da água.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar a criação do jogo pelos alunos.
  • Incentivar a participação e a interação entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre as atitudes em relação ao uso da água.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações claras e objetivas.
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos e participar da discussão em grupo.
  • Responder as perguntas e verificar se as afirmações são verdadeiras.
  • Repensar as atitudes em relação ao uso da água.