Aula sobre Agua Repense Suas Atitudes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra, e é importante que os estudantes compreendam o ciclo da água e a sua importância para o ambiente e para a sociedade. Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Água: repense suas atitudes" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula o debate e a reflexão crítica sobre o assunto. Para tornar a aula mais envolvente, podemos apresentar exemplos práticos de como a água é utilizada no cotidiano dos estudantes, como na preparação de alimentos, na higiene pessoal, na limpeza da casa, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o tema "Água: repense suas atitudes" e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos deverão ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo (defensor e opositor) deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

    Os grupos defensor e opositor deverão preparar suas argumentações e escolher os melhores exemplos práticos e didáticos para apresentar ao júri.

    Oriente os alunos a utilizar recursos como livros didáticos, materiais de pesquisa na internet e outros recursos disponíveis.


  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos e debater sobre o tema em questão. Medie o debate e estimule a reflexão crítica dos alunos.

  5. Etapa 5 - Plenária

    Após o debate em grupo, os alunos devem apresentar suas conclusões para toda a turma em uma plenária. Estimule a participação de todos os alunos e promova a troca de ideias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Façauma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância da preservação da água para o meio ambiente e para a sociedade. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre suas atitudes em relação ao uso da água.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Promova uma autoavaliação com a turma e finalize refletindo a respeito de como metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação da água para o meio ambiente e para a sociedade.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula e estimular o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do ciclo da água e dos componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas.
  • Participação ativa no debate em grupo e na plenária.
  • Criação do template de avaliação por rubrica e sua aplicação no debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Mediar o debate em grupo e estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e reforçar a importância da preservação da água.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo e na plenária.
  • Criar o template de avaliação por rubrica e utilizá-lo no debate em grupo.
  • Refletir sobre suas atitudes em relação ao uso da água e sua importância para o meio ambiente e para a sociedade.