Aula sobre Agua Repense Suas Atitudes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. No entanto, a água potável é um recurso escasso e, muitas vezes, desperdiçado. Nesta aula, vamos repensar nossas atitudes em relação à água e aprender sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, que permitirá que os alunos trabalhem em grupos e desenvolvam suas habilidades de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema aos alunos e a importância da água para a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Ciclo da água

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre o ciclo da água por meio de uma apresentação em slides e um vídeo explicativo. Em seguida, eles produzirão um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Morfologia das bacias e das redes hidrográficas

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a morfologia das bacias e das redes hidrográficas por meio de uma apresentação em slides e um vídeo explicativo. Em seguida, eles produzirão algumas perguntas com suas respostas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Atitudes sustentáveis em relação à água

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre atitudes sustentáveis em relação à água por meio de uma apresentação em slides e um vídeo explicativo. Em seguida, eles farão uma atividade prática de criação de um cartaz sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Reúna toda a turma para um momento de socialização sobre o que foi aprendido nas estações e como podemos aplicar esses conhecimentos em nosso cotidiano.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula sistematizando os principais pontos abordados e questionando os alunos a respeito da pertinência da metodologia utilizada para compreensão do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre atitudes sustentáveis em relação à água.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e das redes hidrográficas e atitudes sustentáveis em relação à água.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos para a atividade de Rotação por estações.
  • Preparar as atividades para cada estação, incluindo apresentações em slides e vídeos explicativos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas.
  • Conduzir a discussão final sobre o que foi aprendido nas estações e como podemos aplicar esses conhecimentos em nosso cotidiano.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Demonstrar compreensão sobre o ciclo da água, a morfologia das bacias e das redes hidrográficas e atitudes sustentáveis em relação à água.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.
  • Colaborar com os colegas de grupo nas atividades propostas.
  • Participar da discussão final sobre o que foi aprendido nas estações e como podemos aplicar esses conhecimentos em nosso cotidiano.