Aula sobre Agua Repense Suas Atitudes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra. Ela está presente em diversos locais, como rios, lagos, oceanos, geleiras, entre outros. No entanto, apesar de ser abundante, a água doce é um recurso finito e está cada vez mais escasso em diversas regiões do mundo. Por isso, é importante repensarmos nossas atitudes em relação ao uso da água, principalmente nas áreas urbanas, onde a demanda é maior. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, identificando a ideia central e as sub-ideias relacionadas à importância da água e ao ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Etapa 1 - Preparação
Disponibilize aos alunos, com antecedência, um material de apoio sobre o tema para que eles possam estudar em casa. Esse material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Além disso, oriente os alunos sobre a criação do mapa conceitual, explicando a ideia central e as sub-ideias.Etapa 2 - Apresentação
Na sala de aula, os alunos devem apresentar os mapas conceituais que criaram em casa. Incentive a participação de todos e esclareça dúvidas que possam surgir.A ideia central e as sub-ideias precisam estar relacionadas à importância da água e ao ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Etapa 3 - Discussão
Em grupo, os alunos devem discutir as ideias apresentadas nos mapas conceituais, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Medie a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 4 - Aprofundamento
Os alunos devem aprofundar o estudo sobre o tema, pesquisando em livros, revistas, sites e outros materiais. Oriente sobre a seleção das informações e a organização das ideias.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas, como a criação de maquetes ou a realização de experimentos. Forneça os materiais necessários e oriente os alunos sobre a realização das atividades.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante as etapas anteriores, levando em consideração a participação, o envolvimento, a criatividade e o conhecimento adquirido. Além disso, você pode aplicar uma avaliação escrita ou oral sobre o tema.Etapa 7 - Reflexão
Por fim, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Estimule a reflexão e incentive os alunos a compartilhar suas ideias e experiências.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento nas atividades propostas.
- Criatividade e organização na criação do mapa conceitual.
- Conhecimento adquirido sobre o tema.
- Qualidade da aplicação prática do conhecimento.
- Reflexão e aplicação do conhecimento adquirido em suas vidas.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre a criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos.
- Fornecer materiais e orientar os alunos sobre a realização das atividades práticas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Estimular a reflexão e a aplicação do conhecimento adquirido em suas vidas.
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio enviado pelo professor.
- Criar o mapa conceitual em casa.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar as atividades práticas propostas.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.