Aula sobre Agua Repense Suas Atitudes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra. Ela está presente em diversos locais, como rios, lagos, oceanos, geleiras, entre outros. No entanto, apesar de ser abundante, a água doce é um recurso finito e está cada vez mais escasso em diversas regiões do mundo. Por isso, é importante repensarmos nossas atitudes em relação ao uso da água, principalmente nas áreas urbanas, onde a demanda é maior. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, identificando a ideia central e as sub-ideias relacionadas à importância da água e ao ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Disponibilize aos alunos, com antecedência, um material de apoio sobre o tema para que eles possam estudar em casa. Esse material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Além disso, oriente os alunos sobre a criação do mapa conceitual, explicando a ideia central e as sub-ideias.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Na sala de aula, os alunos devem apresentar os mapas conceituais que criaram em casa. Incentive a participação de todos e esclareça dúvidas que possam surgir.

    A ideia central e as sub-ideias precisam estar relacionadas à importância da água e ao ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Em grupo, os alunos devem discutir as ideias apresentadas nos mapas conceituais, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Medie a discussão e estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Aprofundamento

    Os alunos devem aprofundar o estudo sobre o tema, pesquisando em livros, revistas, sites e outros materiais. Oriente sobre a seleção das informações e a organização das ideias.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas, como a criação de maquetes ou a realização de experimentos. Forneça os materiais necessários e oriente os alunos sobre a realização das atividades.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as etapas anteriores, levando em consideração a participação, o envolvimento, a criatividade e o conhecimento adquirido. Além disso, você pode aplicar uma avaliação escrita ou oral sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Por fim, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Estimule a reflexão e incentive os alunos a compartilhar suas ideias e experiências.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Criatividade e organização na criação do mapa conceitual.
  • Conhecimento adquirido sobre o tema.
  • Qualidade da aplicação prática do conhecimento.
  • Reflexão e aplicação do conhecimento adquirido em suas vidas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos.
  • Fornecer materiais e orientar os alunos sobre a realização das atividades práticas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão e a aplicação do conhecimento adquirido em suas vidas.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio enviado pelo professor.
  • Criar o mapa conceitual em casa.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar as atividades práticas propostas.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.