Águas subterrâneas - Aquíferos

A água não está disponível apenas superficialmente e as águas subterrâneas também são fundamentais, em especial, os aquíferos. Mas afinal, o que são aquíferos? Vamos entender nessa aula de Geografia! 💦💧💧💦

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que são aquíferos?

    A) São reservas de água que ficam embaixo da terra, onde as rochas permitem o acúmulo de água da chuva.

    B) São reservatórios de águas superficiais em que acontece a formação de lagos por causa do acúmulo de água da chuva.

    C) São reservas de água embaixo da terra que podem ser exploradas por qualquer pessoa, sem nenhum tipo de autorização.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Ela está presente em diversos lugares, incluindo abaixo da superfície terrestre, nos aquíferos. Os aquíferos são importantes para a manutenção do ciclo hidrológico e para o abastecimento de água potável. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre águas subterrâneas e aquíferos, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A água é um recurso natural fundamental para a vida na Terra. Ela está presente em diferentes formas, como rios, lagos, oceanos e também embaixo da superfície terrestre, nos aquíferos. Nesta aula, vamos aprender sobre as águas subterrâneas e como elas são importantes para a nossa sobrevivência. Vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação para criar um jogo com perguntas e respostas que nos ajudará a consolidar o aprendizado sobre o tema.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    As águas subterrâneas são um recurso natural muito importante para a humanidade, pois representam uma porção significativa da água potável disponível em nosso planeta. No entanto, o acesso e a preservação dessas águas são temas que geram muitas discussões e debates. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre aquíferos, que são formações geológicas que armazenam água subterrânea. Eles entenderão como essas águas são formadas, como são exploradas e como podem ser preservadas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    Águas subterrâneas são reservatórios de água que se encontram abaixo da superfície terrestre. São importantes fontes de água potável e utilizadas para abastecimento de cidades, indústrias e agricultura. Nesta aula, vamos aprender sobre aquíferos, camadas de rochas ou sedimentos permeáveis que armazenam água subterrânea. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Para isso, dividiremos a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A água é um recurso natural essencial para a vida e, apesar de ser encontrada em abundância no planeta, nem sempre está disponível de forma acessível e de qualidade. Nesta aula, vamos abordar o tema "Águas subterrâneas - Aquíferos", que são reservatórios naturais de água encontrados no subsolo. Vamos entender como eles se formam, como são explorados e como são importantes para a manutenção dos recursos hídricos. Além disso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    A água é um recurso natural que está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja para consumo, higiene, lazer, entre outras. Nesta aula, iremos abordar as águas subterrâneas, mais especificamente os aquíferos, que são reservatórios naturais de água localizados no subsolo. Os aquíferos são importantes para a manutenção dos ecossistemas e também para o abastecimento de água potável para as populações. Para entender melhor como os aquíferos funcionam, iremos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas específicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: