Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A água é um recurso natural que está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja para consumo, higiene, lazer, entre outras. Nesta aula, iremos abordar as águas subterrâneas, mais especificamente os aquíferos, que são reservatórios naturais de água localizados no subsolo. Os aquíferos são importantes para a manutenção dos ecossistemas e também para o abastecimento de água potável para as populações. Para entender melhor como os aquíferos funcionam, iremos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas específicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de aquíferos e sua importância para a manutenção dos ecossistemas e o abastecimento de água potável. Em seguida, divida a turma e explique que os alunos irão pesquisar sobre o assunto e compartilhar suas descobertas com a turma. Organize os materiais necessários para a pesquisa.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos, em grupos, irão criar um mapa conceitual ou diagrama que represente os principais conceitos relacionados aos aquíferos. Oriente os alunos na construção desses esboços.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço e a turma irá escolher o melhor para ser utilizado como base para a criação do modelo de design sprint.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    A turma irá criar um protótipo sobre os aquíferos, que pode ser uma maquete, video ou cartaz com base no esboço escolhido. Oriente os alunos na criação desse protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar o protótipo criado em sala de aula, utilizando-o para desenvolver os subtópicos relacionados aos aquíferos, como a formação, a recarga, a exploração e a proteção desses reservatórios naturais.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar os resultados da atividade prática e compartilhar o que aprenderam sobre os aquíferos e as águas subterrâneas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância dos aquíferos e das águas subterrâneas para a manutenção do ciclo hidrológico e para o abastecimento de água potável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e a formação e importância dos aquíferos.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de soluções para problemas específicos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas do processo de design sprint.
  • Qualidade do modelo criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos subtópicos relacionados aos aquíferos.
  • Cooperação e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de aquíferos e sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual ou diagrama.
  • Auxiliar na escolha do esboço que será utilizado como base para o modelo de design sprint.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas do processo.
  • Fazer uma síntese do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o assunto dos aquíferos.
  • Criar um mapa conceitual ou diagrama que represente os principais conceitos relacionados aos aquíferos.
  • Participar da escolha do esboço que será utilizado como base para o modelo de design sprint.
  • Criar o modelo de design sprint e o protótipo do aquífero.