Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Ela está presente em diversos lugares, incluindo abaixo da superfície terrestre, nos aquíferos. Os aquíferos são importantes para a manutenção do ciclo hidrológico e para o abastecimento de água potável. Nessa aula, os alunos irão aprender sobre águas subterrâneas e aquíferos, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos aquíferos para a manutenção do ciclo hidrológico e para o abastecimento de água potável. Em seguida, faça uma roda de conversa para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema. O mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda a entender as necessidades e desejos dos usuários. Os alunos irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" relacionados ao tema. Oriente a elaboração dos mapas de empatia e a criação de diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os aquíferos e as águas subterrâneas, utilizando fontes confiáveis. Eles irão buscar informações sobre a importância dos aquíferos, como eles se formam, como são utilizados e quais são os problemas que podem afetá-los. Oriente a pesquisa e estimule a participação ativa de todos.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa e compartilhar com a turma. Estimule a participação ativa de todos.

  5. Etapa 5 - Atividade Prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática para entender melhor o tema. Distribua uma folha com um mapa da América do Sul ou Brasil e os alunos irão identificar as áreas onde há aquíferos e como eles se relacionam com a morfologia das bacias e das redes hidrográficas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar os resultados da atividade prática e compartilhar o que aprenderam sobre os aquíferos e as águas subterrâneas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância dos aquíferos e das águas subterrâneas para a manutenção do ciclo hidrológico e para o abastecimento de água potável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água, e a formação e importância dos aquíferos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa.
  • Qualidade do mapa de empatia.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da atividade prática e da apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos aquíferos.
  • Estimular a participação dos alunos na roda de conversa.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Verificar a qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Orientar os alunos na atividade prática e na apresentação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa.
  • Criar um mapa de empatia para entender o tema por diversas perspectivas.
  • Realizar uma pesquisa sobre os aquíferos e as águas subterrâneas.
  • Discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa.
  • Realizar a atividade prática e apresentar os resultados.