Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A água é um recurso natural fundamental para a vida na Terra. Ela está presente em diferentes formas, como rios, lagos, oceanos e também embaixo da superfície terrestre, nos aquíferos. Nesta aula, vamos aprender sobre as águas subterrâneas e como elas são importantes para a nossa sobrevivência. Vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação para criar um jogo com perguntas e respostas que nos ajudará a consolidar o aprendizado sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Águas subterrâneas - Aquíferos" e explique a importância desse recurso natural para a vida na Terra. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos e explique como será a atividade de gamificação.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e respostas

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Forneça os materiais e oriente sobre o tipo de pergunta que deve ser criada, como, por exemplo, perguntas que envolvam a localização dos aquíferos, sua importância para a agricultura, entre outros.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Cada grupo irá trocar suas cartas com outro grupo para poderem jogar o jogo criado pelo outro grupo. Organize a troca entre os estudantes.

  5. Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelo outro grupo e responder às perguntas e afirmações. Estabeleça um tempo limite para cada rodada do jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos irão se reunir para discutir as perguntas e respostas e o que aprenderam sobre o tema. Estimule a participação e engajamento dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância das águas subterrâneas e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e sua importância para a vida na Terra.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de elaborar perguntas e respostas sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação das perguntas e respostas.
  • Qualidade das perguntas e respostas criadas pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos durante o jogo de perguntas e respostas.
  • Capacidade de discutir e refletir sobre o tema em grupo.
  • Envolvimento dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e respostas.
  • Monitorar o tempo durante o jogo de perguntas e respostas.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante a aula.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação das perguntas e respostas.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Participar ativamente do jogo de perguntas e respostas.
  • Discutir e refletir sobre o tema em grupo.
  • Respeitar as regras e o tempo estabelecido pelo professor.