Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As águas subterrâneas são um recurso natural muito importante para a humanidade, pois representam uma porção significativa da água potável disponível em nosso planeta. No entanto, o acesso e a preservação dessas águas são temas que geram muitas discussões e debates. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre aquíferos, que são formações geológicas que armazenam água subterrânea. Eles entenderão como essas águas são formadas, como são exploradas e como podem ser preservadas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando conceitos básicos sobre águas subterrâneas e aquíferos. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique a função de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um tema relacionado aos aquíferos, como a formação, a exploração, a preservação e os impactos ambientais. Disponibilize materiais para pesquisa, como textos, vídeos e imagens.

  4. Etapa 4 - Preparação das argumentações

    Cada grupo irá preparar suas argumentações para o debate. O grupo defensor defenderá a importância dos aquíferos para a humanidade, o grupo opositor argumentará sobre os impactos ambientais da exploração dessas águas, e o grupo de observadores fará anotações sobre os argumentos apresentados pelos outros grupos. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e fazer anotações.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será realizado com a presença da banca julgadora, que avaliará as argumentações dos grupos e dará um parecer final. O grupo defensor terá um tempo para apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor, que terá o mesmo tempo. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica entre os grupos, e a banca julgadora fará suas considerações finais.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados no debate, destacando as informações mais relevantes sobre aquíferos e águas subterrâneas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam e se a metodologia utilizada foi eficiente para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a formação e importância dos aquíferos.
  • Estimular a pesquisa e a argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade das argumentações apresentadas.
  • Capacidade de síntese e reflexão sobre o tema.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação das argumentações.
  • Mediar o debate, garantindo a participação de todos os grupos e a qualidade das argumentações.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados no debate.
  • Avaliar a atividade e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
  • Preparar argumentações claras e objetivas.
  • Cooperar com os demais membros do grupo.
  • Entregar as atividades dentro do prazo estabelecido.