Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As águas subterrâneas são um recurso natural muito importante para a humanidade, pois representam uma porção significativa da água potável disponível em nosso planeta. No entanto, o acesso e a preservação dessas águas são temas que geram muitas discussões e debates. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre aquíferos, que são formações geológicas que armazenam água subterrânea. Eles entenderão como essas águas são formadas, como são exploradas e como podem ser preservadas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando conceitos básicos sobre águas subterrâneas e aquíferos. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique a função de cada grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um tema relacionado aos aquíferos, como a formação, a exploração, a preservação e os impactos ambientais. Disponibilize materiais para pesquisa, como textos, vídeos e imagens.Etapa 4 - Preparação das argumentações
Cada grupo irá preparar suas argumentações para o debate. O grupo defensor defenderá a importância dos aquíferos para a humanidade, o grupo opositor argumentará sobre os impactos ambientais da exploração dessas águas, e o grupo de observadores fará anotações sobre os argumentos apresentados pelos outros grupos. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e fazer anotações.Etapa 5 - Debate
O debate será realizado com a presença da banca julgadora, que avaliará as argumentações dos grupos e dará um parecer final. O grupo defensor terá um tempo para apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor, que terá o mesmo tempo. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica entre os grupos, e a banca julgadora fará suas considerações finais.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese dos principais pontos abordados no debate, destacando as informações mais relevantes sobre aquíferos e águas subterrâneas.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação da atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam e se a metodologia utilizada foi eficiente para o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a formação e importância dos aquíferos.
- Estimular a pesquisa e a argumentação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade das argumentações apresentadas.
- Capacidade de síntese e reflexão sobre o tema.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e na preparação das argumentações.
- Mediar o debate, garantindo a participação de todos os grupos e a qualidade das argumentações.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados no debate.
- Avaliar a atividade e fornecer feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
- Preparar argumentações claras e objetivas.
- Cooperar com os demais membros do grupo.
- Entregar as atividades dentro do prazo estabelecido.