Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Águas subterrâneas são reservatórios de água que se encontram abaixo da superfície terrestre. São importantes fontes de água potável e utilizadas para abastecimento de cidades, indústrias e agricultura. Nesta aula, vamos aprender sobre aquíferos, camadas de rochas ou sedimentos permeáveis que armazenam água subterrânea. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Para isso, dividiremos a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos aquíferos para a vida humana. Utilize imagens e vídeos para tornar a apresentação mais interessante. Na sequência, divida a turma e explique a dinâmica da rotação por estações. Determine o tempo para as estações que acontecem simultaneamente. Organize os materiais que serão utilizados.Etapa 2 - Estação 1 - Modelagem de aquíferos
Os alunos irão criar modelos de aquíferos utilizando argila e água. Forneça os materiais como canudos e papelão para ajudar na construção dos modelos. Os alunos precisam identificar as camadas de rochas ou sedimentos permeáveis que armazenam água subterrânea.Etapa 3 - Estação 2 - Teste de permeabilidade
Os alunos irão realizar um teste de permeabilidade utilizando areia e água. Forneça diferentes tipos de areia para que os alunos possam comparar a permeabilidade de cada uma. Os alunos irão identificar quais tipos de rochas ou sedimentos são mais permeáveis e armazenam mais água subterrânea.Etapa 4 - Estação 3 - Uso da água subterrânea
Os alunos irão pesquisar e discutir sobre os diferentes usos da água subterrânea, como abastecimento de cidades, indústrias e agricultura. Os alunos irão identificar os impactos ambientais e sociais do uso excessivo da água subterrânea.Etapa 5 - Conclusão
Com toda a turma faça uma discussão em sobre os resultados das atividades e destaque a importância dos aquíferos para a vida humana e para o meio ambiente.Etapa 6 - Avaliação
Faça uma avaliação da atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam e se a metodologia utilizada foi eficiente para o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a formação e importância dos aquíferos.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a atividade e a metodologia utilizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Cooperação e trabalho em equipe.
- Qualidade da atividade prática e da apresentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula.
- Promover a reflexão sobre a importância dos aquíferos para a vida humana e para o meio ambiente.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as atividades com cuidado e atenção.
- Pesquisar e discutir sobre os diferentes usos da água subterrânea.
- Identificar os impactos ambientais e sociais do uso excessivo da água subterrânea.
- Participar das discussões em sala de aula e apresentar argumentos claros e objetivos.