Aula sobre Aguas Subterraneas Aquiferos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso natural essencial para a vida e, apesar de ser encontrada em abundância no planeta, nem sempre está disponível de forma acessível e de qualidade. Nesta aula, vamos abordar o tema "Águas subterrâneas - Aquíferos", que são reservatórios naturais de água encontrados no subsolo. Vamos entender como eles se formam, como são explorados e como são importantes para a manutenção dos recursos hídricos. Além disso, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando o tema "Águas subterrâneas - Aquíferos" e faça uma breve contextualização sobre a importância da água para a vida e sua disponibilidade no planeta Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema. Faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada ema casa

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir algumas questões: O que vocês entenderam sobre aquíferos? Como eles se formam? Como são explorados? Qual a importância dos aquíferos para a manutenção dos recursos hídricos? Oriente o registro no caderno ou no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Entregue um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Nessa dinâmica, os alunos irão destacar os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs, compartilhando suas impressões e sugestões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese sobre o tema e a metodologia utilizada, destacando os pontos positivos e sugestões de melhoria para futuras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a formação e importância dos aquíferos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a atividade e a metodologia utilizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Disponibilizar previamente o vídeo aula para os alunos.
  • Organizar os grupos de discussão.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais da aula previamente.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com o grupo.