Aula sobre Aids
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
HIV é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que ainda é um tema tabu em muitas comunidades. É importante que os alunos entendam os sintomas, modos de transmissão e tratamentos dessa doença, além de discutir estratégias e métodos de prevenção. Para isso, será aplicado o método Design Sprint, que é uma metodologia ativa que permite aos alunos trabalharem em equipe para criar soluções inovadoras e eficazes para um problema ou desafio específico. Nesta aula, os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para prevenir o HIV.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da HIV, explicando os principais sintomas, modos de transmissão, características do vírus que o tornam a cura inviável por hora e tratamentos. Em seguida, o professor irá apresentar o método Design Sprint e explicar como ele será aplicado nesta aula.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão pesquisar e discutir em grupos sobre a HIV, com ênfase nos modos de transmissão e prevenção. Eles devem registrar suas ideias em um quadro ou papel pardo.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar soluções de prevenção para o HIV, baseando-se nas informações levantadas na etapa anterior. Eles devem esboçar suas soluções em papel.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar suas soluções e debater sobre qual solução é a mais viável e eficaz. Eles devem escolher uma solução para prototipar.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos irão trabalhar para criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papel, lápis, canetas e cola.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos e discutir a eficácia de cada solução. Eles devem destacar os pontos fortes e fracos de cada ideia.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o processo de Design Sprint e a importância de discutir a prevenção do HIV. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST, com ênfase na AIDS.
- Promover a colaboração entre os alunos para criar soluções inovadoras e eficazes para prevenção da AID
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamentos da HIV.
Ações do professor
- Introduzir o tema da HIV e explicar a metodologia Design Sprint.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo sobre o HIV.
- Criar soluções inovadoras e eficazes para prevenção do HIV.
- Apresentar e debater as soluções propostas pelos grupos.