Aula sobre Aids

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


HIV é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que ainda é um tema tabu em muitas comunidades. É importante que os alunos entendam os sintomas, modos de transmissão e tratamentos dessa doença, além de discutir estratégias e métodos de prevenção. Para isso, será aplicado o método Design Sprint, que é uma metodologia ativa que permite aos alunos trabalharem em equipe para criar soluções inovadoras e eficazes para um problema ou desafio específico. Nesta aula, os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para prevenir o HIV.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da HIV, explicando os principais sintomas, modos de transmissão, características do vírus que o tornam a cura inviável por hora e tratamentos. Em seguida, o professor irá apresentar o método Design Sprint e explicar como ele será aplicado nesta aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar e discutir em grupos sobre a HIV, com ênfase nos modos de transmissão e prevenção. Eles devem registrar suas ideias em um quadro ou papel pardo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar soluções de prevenção para o HIV, baseando-se nas informações levantadas na etapa anterior. Eles devem esboçar suas soluções em papel.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar suas soluções e debater sobre qual solução é a mais viável e eficaz. Eles devem escolher uma solução para prototipar.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão trabalhar para criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como papel, lápis, canetas e cola.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e discutir a eficácia de cada solução. Eles devem destacar os pontos fortes e fracos de cada ideia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o processo de Design Sprint e a importância de discutir a prevenção do HIV. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST, com ênfase na AIDS.
  • Promover a colaboração entre os alunos para criar soluções inovadoras e eficazes para prevenção da AID
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamentos da HIV.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da HIV e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre o HIV.
  • Criar soluções inovadoras e eficazes para prevenção do HIV.
  • Apresentar e debater as soluções propostas pelos grupos.