Aula sobre Aids
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O HIV é uma doença que afeta o sistema imunológico humano e é transmitida principalmente através do contato sexual sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas com sangue ou de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. É importante que os alunos saibam que o HIV não é uma sentença de morte, mas sim uma doença que pode ser tratada e controlada. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e prática sobre os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da HIV, bem como discutir estratégias e métodos de prevenção.
Etapa 1 - Introdução
O professor iniciará a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, fará uma sondagem rápida sobre o conhecimento prévio dos alunos a respeito do HIV e outras DSTs.Etapa 2 - Estação 1 - Sintomas e Tratamento
Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre os principais sintomas do HIV e como é feito o tratamento da doença. Após assistirem ao vídeo, os alunos responderão a um questionário com perguntas sobre o conteúdo apresentado.Etapa 3 - Estação 2 - Modos de Transmissão
Nesta estação, os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e discutir sobre os principais modos de transmissão da HIV. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Prevenção
Nesta estação, os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e discutir sobre as principais estratégias e métodos de prevenção do HIV. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Estação 4
Como a expectativa de vida é comprometida pelo HIV? O que uma pessoa com HIV fica limitada a fazer?Nessa estação, haverá um vídeo com a rotina de alguém que possui HIV e suas limitações.
Etapa 6 - Roda de Conversa
Na última etapa, conduza uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as informações aprendidas e discutir sobre a importância da prevenção do HIV e outras DSTs.Etapa 7 - Reflexão
Encerre a aula pedindo aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da HIV.
- Discutir estratégias e métodos de prevenção do HIV e outras DSTs.
- Estimular a pesquisa, a troca de ideias e a ação em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa nas estações e na roda de conversa.
- Compreensão dos principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da HIV.
- Identificação das principais estratégias e métodos de prevenção do HIV e outras DSTs.
Ações do professor
- Iniciar a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade.
- Conduzir as estações e a roda de conversa.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo na estação 1 e responder ao questionário.
- Pesquisar e discutir em grupo sobre os modos de transmissão e prevenção do HIV nas estações 2 e 3.
- Participar da roda de conversa e compartilhar as informações aprendidas.