Aula sobre Aids

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O HIV é uma doença que afeta o sistema imunológico humano e é transmitida principalmente através do contato sexual sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas com sangue ou de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. É importante que os alunos saibam que o HIV não é uma sentença de morte, mas sim uma doença que pode ser tratada e controlada. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e prática sobre os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da HIV, bem como discutir estratégias e métodos de prevenção.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, fará uma sondagem rápida sobre o conhecimento prévio dos alunos a respeito do HIV e outras DSTs.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Sintomas e Tratamento

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre os principais sintomas do HIV e como é feito o tratamento da doença. Após assistirem ao vídeo, os alunos responderão a um questionário com perguntas sobre o conteúdo apresentado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Modos de Transmissão

    Nesta estação, os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e discutir sobre os principais modos de transmissão da HIV. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Prevenção

    Nesta estação, os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e discutir sobre as principais estratégias e métodos de prevenção do HIV. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Como a expectativa de vida é comprometida pelo HIV? O que uma pessoa com HIV fica limitada a fazer?

    Nessa estação, haverá um vídeo com a rotina de alguém que possui HIV e suas limitações.


  6. Etapa 6 - Roda de Conversa

    Na última etapa, conduza uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as informações aprendidas e discutir sobre a importância da prevenção do HIV e outras DSTs.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Encerre a aula pedindo aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da HIV.
  • Discutir estratégias e métodos de prevenção do HIV e outras DSTs.
  • Estimular a pesquisa, a troca de ideias e a ação em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas estações e na roda de conversa.
  • Compreensão dos principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da HIV.
  • Identificação das principais estratégias e métodos de prevenção do HIV e outras DSTs.

Ações do professor

  • Iniciar a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade.
  • Conduzir as estações e a roda de conversa.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo na estação 1 e responder ao questionário.
  • Pesquisar e discutir em grupo sobre os modos de transmissão e prevenção do HIV nas estações 2 e 3.
  • Participar da roda de conversa e compartilhar as informações aprendidas.