Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Albrecht Dürer foi um artista alemão do Renascimento, conhecido por suas habilidades em gravura, pintura e ilustração. Ele foi um dos primeiros artistas alemães a se destacar internacionalmente e é considerado um dos mais importantes artistas do período renascentista.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresentará o tema da aula e fará uma breve contextualização sobre o Renascimento e a importância de Dürer para a arte da época.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel sulfite para criar um diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes tópicos relacionados a Dürer:

    \- Vida e obra de Dürer

    \- Técnicas utilizadas por Dürer em suas obras

    \- Obras mais famosas de Dürer


  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá discutir e gerar alternativas para o problema proposto, que é a criação do diário de bordo. Eles devem pensar em como organizar as informações coletadas e como apresentá-las de forma criativa e interessante.

  5. Etapa 5 - Solução

    Com base nas alternativas geradas, cada grupo deverá criar um esboço do diário de bordo, indicando como as informações serão organizadas e apresentadas.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Com o esboço pronto, os grupos deverão criar o diário de bordo em si, utilizando recursos como lápis de cor, canetas, colagens, etc.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Ao final da aula, cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando como organizaram as informações e as escolhas que fizeram em relação à apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
  • Estimular a criatividade e a imaginação
  • Contextualizar a arte no tempo e no espaço

Critérios de avaliação

  • Organização das informações no diário de bordo
  • Criatividade na apresentação das informações
  • Coerência entre as informações apresentadas e o tema proposto

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo
  • Avaliar o trabalho dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema proposto
  • Discutir e gerar alternativas para a criação do diário de bordo
  • Criar o diário de bordo e apresentá-lo para a turma.