Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Albrecht Dürer foi um artista alemão do Renascimento, conhecido por suas gravuras, pinturas e ilustrações. Ele foi um dos primeiros artistas a usar a matemática e a perspectiva em suas obras, o que o tornou um dos mais importantes artistas da história da arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Dürer, bem como sobre a técnica de gravura em metal. A metodologia utilizada será a _Cultura Maker_, na qual os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a vida e obra de Albrecht Dürer, mostrando imagens de suas obras e explicando sua importância na história da arte. Em seguida, explique a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada na sala de aula.Etapa 2 - Gravura em metal
Explique a técnica de gravura em metal, mostrando exemplos práticos e explicando o processo passo a passo.Etapa 3 - Criação da gravura
Divide os alunos em grupos e oriente-os na criação de uma gravura em metal, seguindo as instruções do professor. Forneça todo o material necessário, como papel, lápis, canetas, placas de metal, ácido e tintas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Estimule uma discussão em grupos sobre as suas gravuras, incentivando so alunos a trocar ideias sobre a técnica utilizada. Em seguida, eles irão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar suas próprias criações e as dos colegas.Etapa 5 - Apresentação das gravuras
Cada grupo irá apresentar suas gravuras para a turma, explicando o processo de criação e as técnicas utilizadas.Etapa 6 - Reflexão final
Faça uma reflexão final sobre a atividade, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de uma gravura em metal.
- Promover a reflexão crítica sobre as próprias criações e as dos colegas.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da técnica de gravura em metal.
- Criatividade na criação da gravura.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica sobre a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a vida e obra de Albrecht Dürer.
- Explicar a técnica de gravura em metal.
- Fornecer todo o material necessário para a atividade.
- Promover a discussão em grupo e a reflexão final.
- Avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Criar uma gravura em metal seguindo as instruções do professor.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar a gravura para a turma.
- Refletir criticamente sobre a atividade.