Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Albrecht Dürer foi um artista alemão do Renascimento, conhecido por suas gravuras, pinturas e ilustrações. Ele foi um dos primeiros artistas a usar a matemática e a perspectiva em suas obras, o que o tornou um dos mais importantes artistas da história da arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Dürer, bem como sobre a técnica de gravura em metal. A metodologia utilizada será a _Cultura Maker_, na qual os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a vida e obra de Albrecht Dürer, mostrando imagens de suas obras e explicando sua importância na história da arte. Em seguida, explique a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada na sala de aula.

  2. Etapa 2 - Gravura em metal

    Explique a técnica de gravura em metal, mostrando exemplos práticos e explicando o processo passo a passo.

  3. Etapa 3 - Criação da gravura

    Divide os alunos em grupos e oriente-os na criação de uma gravura em metal, seguindo as instruções do professor. Forneça todo o material necessário, como papel, lápis, canetas, placas de metal, ácido e tintas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupos sobre as suas gravuras, incentivando so alunos a trocar ideias sobre a técnica utilizada. Em seguida, eles irão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar suas próprias criações e as dos colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das gravuras

    Cada grupo irá apresentar suas gravuras para a turma, explicando o processo de criação e as técnicas utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a atividade, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de uma gravura em metal.
  • Promover a reflexão crítica sobre as próprias criações e as dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica de gravura em metal.
  • Criatividade na criação da gravura.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Albrecht Dürer.
  • Explicar a técnica de gravura em metal.
  • Fornecer todo o material necessário para a atividade.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão final.
  • Avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar uma gravura em metal seguindo as instruções do professor.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar a gravura para a turma.
  • Refletir criticamente sobre a atividade.