Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Albrecht Dürer foi um artista alemão do Renascimento, conhecido por suas habilidades como gravador, pintor e ilustrador. Ele é considerado um dos maiores artistas do seu tempo e suas obras influenciaram muitos outros artistas ao longo dos séculos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    O professor irá apresentar o tema da aula e perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre Albrecht Dürer. Em seguida, o professor irá disponibilizar materiais para que os alunos possam se apropriar mais do tema da aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas em grupo sobre a vida e obra de Albrecht Dürer, utilizando livros e enciclopédias disponíveis na biblioteca da escola.

  3. Etapa 3 - Análise de Obras

    Cada grupo irá escolher uma obra de Dürer para analisar e apresentar para a turma. Eles deverão descrever a obra, identificar as técnicas utilizadas pelo artista e contextualizá-la no período histórico em que foi criada.

  4. Etapa 4 - Criação do Template de Registro de Aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar suas descobertas e aprendizados ao longo da aula.

  5. Etapa 5 - Produção Artística

    Os alunos irão produzir uma obra de arte inspirada em Albrecht Dürer, utilizando técnicas de gravura ou pintura.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão compartilhar suas produções com a turma e apresentar o que aprenderam sobre Albrecht Dürer. Em seguida, irão registrar suas reflexões no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar obras de arte no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a criatividade e habilidades artísticas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da análise da obra escolhida.
  • Originalidade e qualidade da produção artística.
  • Reflexões registradas no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar brevemente a vida e obra de Albrecht Dürer.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Avaliar as produções artísticas e reflexões dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em grupo sobre a vida e obra de Albrecht Dürer.
  • Analisar uma obra de Dürer e apresentá-la para a turma.
  • Produzir uma obra de arte inspirada em Albrecht Dürer.
  • Registrar suas reflexões no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.