Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Albrecht Dürer foi um artista alemão do século XVI, conhecido por suas gravuras, pinturas e ilustrações. Ele foi um dos primeiros artistas a aplicar princípios matemáticos e científicos em suas obras, o que lhe permitiu criar imagens altamente detalhadas e realistas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve iniciar a aula apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, pode fazer uma breve contextualização sobre o período renascentista e a importância de Dürer para a arte da época.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor pode apresentar um estudo de caso sobre uma obra de Dürer, como a gravura "Melancolia I". Os alunos devem analisar a obra e identificar os elementos que a compõem, como as figuras geométricas e os símbolos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre a vida e obra de Dürer. O template deve ser criado em papel sulfite e pode ser decorado com desenhos e ilustrações.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do template

    Os alunos devem preencher o template com informações sobre a vida e obra de Dürer, utilizando as pesquisas realizadas anteriormente. O professor pode fornecer um roteiro com as informações que devem ser incluídas no template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma, compartilhando as informações sobre a vida e obra de Dürer. O professor pode estimular a discussão em grupo, incentivando os alunos a fazer perguntas e comentários sobre as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática inspirada na obra de Dürer, como a criação de uma gravura ou ilustração utilizando técnicas semelhantes às utilizadas pelo artista.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos. Pode ser interessante também incentivar os alunos a pesquisarem mais sobre outros artistas renascentistas e suas contribuições para a arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Compreender a importância da aplicação de princípios científicos e matemáticos na arte.
  • Identificar elementos da obra de Dürer.
  • Criar um material de apoio para o estudo de caso.
  • Estimular a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade das pesquisas realizadas.
  • Capacidade de contextualizar a obra de Dürer no período renascentista.
  • Identificação correta dos elementos presentes na obra.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Contextualizar o período renascentista.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre Dürer.
  • Fornecer um roteiro com as informações a serem incluídas no template.
  • Estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar pesquisas sobre a vida e obra de Dürer.
  • Compartilhar suas descobertas com a turma.
  • Analisar a obra de Dürer.
  • Identificar os elementos presentes na obra.