Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Albrecht Dürer foi um artista alemão do Renascimento, conhecido por suas habilidades como gravador, pintor e ilustrador. Ele produziu uma grande quantidade de obras de arte durante sua vida, incluindo retratos, paisagens e gravuras em metal. Dürer é considerado um dos artistas mais importantes do Renascimento do Norte e suas obras são estudadas e apreciadas até hoje.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
Etapa 1 - Introdução (30 minutos)
\- Apresentação do artista Albrecht Dürer e sua importância no Renascimento do Norte.\- Explicação da metodologia Rotação por estações e organização da turma em grupos.
Etapa 2 - Estação 1: Análise de obras de arte (60 minutos)
\- Os alunos analisarão algumas obras de arte de Albrecht Dürer e de outros artistas do Renascimento do Norte.\- Os alunos devem produzir uma obra utilizando às características utilizadas pelos artistas do Renascimento do Norte.
Etapa 3 - Estação 2: Pesquisa sobre o Renascimento do Norte (60 minutos)
\- Os alunos realizarão pesquisas sobre o Renascimento do Norte, contextualizando-o no tempo e no espaço.Etapa 4 - Estação 3: Apresentação oral (60 minutos)
\- Os alunos apresentarão oralmente suas pesquisas e análises de obras de arte.Etapa 5 - Síntese (30 minutos)
\- O professor fará uma síntese das principais conclusões tiradas pelos alunos.Etapa 6 - Avaliação (30 minutos)
\- Os alunos utilizarão o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e apresentar suas conclusões.\- O professor avaliará as atividades realizadas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
- Compreender a importância do Renascimento do Norte na história da arte.
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criatividade da obra produzida.
- Clareza e coerência na apresentação oral.
- Utilização adequada do template Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar a vida e obra de Albrecht Dürer aos alunos.
- Organizar a turma em grupos e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Propor atividades em estações, como análise de obras de arte, pesquisa sobre o Renascimento do Norte e apresentação oral.
- Orientar os alunos na utilização do template Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre Albrecht Dürer e o Renascimento do Norte.
- Analisar obras de arte de Dürer e de outros artistas do Renascimento do Norte.
- Utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e apresentar suas conclusões.
- Apresentar oralmente suas pesquisas e análises.