Aula sobre Albrecht Durer Gravador Pintor Ilustrador

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Albrecht Dürer foi um artista alemão do Renascimento, conhecido por suas habilidades como gravador, pintor e ilustrador. Ele produziu uma grande quantidade de obras de arte durante sua vida, incluindo retratos, paisagens e gravuras em metal. Dürer é considerado um dos artistas mais importantes do Renascimento do Norte e suas obras são estudadas e apreciadas até hoje.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Introdução (30 minutos)

    \- Apresentação do artista Albrecht Dürer e sua importância no Renascimento do Norte.

    \- Explicação da metodologia Rotação por estações e organização da turma em grupos.


  2. Etapa 2 - Estação 1: Análise de obras de arte (60 minutos)

    \- Os alunos analisarão algumas obras de arte de Albrecht Dürer e de outros artistas do Renascimento do Norte.

    \- Os alunos devem produzir uma obra utilizando às características utilizadas pelos artistas do Renascimento do Norte.


  3. Etapa 3 - Estação 2: Pesquisa sobre o Renascimento do Norte (60 minutos)

    \- Os alunos realizarão pesquisas sobre o Renascimento do Norte, contextualizando-o no tempo e no espaço.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Apresentação oral (60 minutos)

    \- Os alunos apresentarão oralmente suas pesquisas e análises de obras de arte.

  5. Etapa 5 - Síntese (30 minutos)

    \- O professor fará uma síntese das principais conclusões tiradas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação (30 minutos)

    \- Os alunos utilizarão o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e apresentar suas conclusões.

    \- O professor avaliará as atividades realizadas pelos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Compreender a importância do Renascimento do Norte na história da arte.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade da obra produzida.
  • Clareza e coerência na apresentação oral.
  • Utilização adequada do template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Albrecht Dürer aos alunos.
  • Organizar a turma em grupos e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Propor atividades em estações, como análise de obras de arte, pesquisa sobre o Renascimento do Norte e apresentação oral.
  • Orientar os alunos na utilização do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre Albrecht Dürer e o Renascimento do Norte.
  • Analisar obras de arte de Dürer e de outros artistas do Renascimento do Norte.
  • Utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e apresentar suas conclusões.
  • Apresentar oralmente suas pesquisas e análises.