Aula sobre Algebra

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A álgebra é uma área da matemática que estuda as relações entre números e as operações que podem ser realizadas com eles. Ela é muito importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como engenharia, física, economia, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma ferramenta fundamental para a resolução de problemas de contagem. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos irão trabalhar em duplas, discutindo e compartilhando ideias para construir um conhecimento mais sólido sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é o princípio multiplicativo e como ele pode ser aplicado na resolução de problemas de contagem. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Formação das duplas

    Os alunos serão divididos em duplas para trabalhar na construção do mapa conceitual. Oriente-os sobre como devem trabalhar em conjunto e como devem dividir as tarefas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    As duplas irão criar um mapa conceitual sobre o princípio multiplicativo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas. As sub-ideias podem ser relacionadas a função do princípio multiplicado, por exemplo, combinações de roupa, de senhas, entre outros. Peça para que os alunos pesquisem possibilidades em materiais de apoio como livros e internet se possível.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os demais alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em duplas

    Após a dinâmica de apresentação, as duplas irão resolver problemas de contagem que envolvam o princípio multiplicativo. Disponibilize uma lista de exercícios para que os alunos possam trabalhar em conjunto.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções dos problemas de contagem, compartilhando ideias e estratégias utilizadas para a resolução dos exercícios. A dinâmica pode ser registrada pelos alunos em lousa, para que todos possam visualizar a resolução durante as discussões.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula, reforçando os conceitos trabalhados e tirando dúvidas finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de contagem utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo para a troca de ideias e estratégias na resolução dos problemas de contagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar o princípio multiplicativo na resolução dos problemas de contagem.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelas duplas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na formação das duplas e na criação do mapa conceitual.
  • Disponibilizar uma lista de exercícios para que os alunos possam trabalhar em conjunto.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.
  • Estimular a discussão em grupo para a troca de ideias e estratégias na resolução dos problemas de contagem.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas na construção do mapa conceitual.
  • Resolver os problemas de contagem em conjunto com o colega de dupla.
  • Participar das discussões em grupo, compartilhando ideias e estratégias na resolução dos problemas de contagem.