Aula sobre Algebra
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A álgebra é uma área da matemática que estuda as operações matemáticas e as relações entre elas. Ela é muito importante para a resolução de problemas do cotidiano, como cálculos de juros, descontos, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma das ferramentas mais importantes da álgebra. Vamos aprender a resolver e elaborar problemas de contagem que envolvam a aplicação desse princípio. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da álgebra e do princípio multiplicativo. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo. Os alunos irão registrar os exemplos em seus templates no campo de checkin, demonstrando aquilo que estão entendendo no momento de início.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupos, de 4 ou 5 pessoas, para resolver problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo. Peça para resolverem os exercícios em seus cadernos. Circule pela sala para auxiliar os grupos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados dos problemas resolvidos e explicar como aplicaram o princípio multiplicativo. Os alunos irão registrar os entendimentos das apresentações em seus templates no campo de chekout.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de aplicação do princípio multiplicativo e como ele pode ser utilizado em situações cotidianas. Medie a discussão e tire dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância do princípio multiplicativo na resolução de problemas de contagem. Os alunos irão fazer o Check-out em seus templates de registro sobre sua aprendizagem.Etapa 7 - Avaliação
Recolha os templates para a avaliação sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na resolução dos problemas propostos.
- Capacidade dos alunos em aplicar o princípio multiplicativo na resolução dos problemas.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar a discussão em grupo e tirar dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Avaliar a atividade realizada.
Ações do aluno
- Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Trabalhar em grupo para resolver problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo.
- Participar ativamente da discussão em grupo e registrar as ideias no template de registro de aprendizagem.