Aula sobre Algebra
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A álgebra é uma das áreas mais importantes da matemática, pois é utilizada em diversas situações do cotidiano, como em cálculos financeiros, na resolução de problemas de engenharia, na programação de computadores, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, contextualizando-o e explicando como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Será feita uma breve revisão sobre o princípio multiplicativo.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para trabalhar. Sugira temas relacionados à álgebra, como por exemplo, a resolução de problemas envolvendo equações do primeiro grau.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os alunos a fazerem pesquisas na internet, entrevistas com pessoas reais ou observações do cotidiano.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos irão coletar dados sobre o problema identificado. Sugira que os alunos utilizem tabelas, gráficos ou outros recursos para organizar as informações.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos irão analisar o contexto do problema, identificando as causas e possíveis soluções. Oriente os alunos a fazerem uma reflexão crítica sobre o tema.Etapa 6 - Comparação
Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Sugira que os alunos utilizem recursos visuais para apresentar as informações.Etapa 7 - Soluções
Os grupos irão propor soluções para o problema identificado. Oriente os alunos a fazerem uma reflexão sobre as possíveis soluções e a escolherem a mais adequada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas relacionados à álgebra.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em utilizar recursos visuais para apresentar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas do Estudo de Caso.
- Qualidade das informações coletadas pelos grupos.
- Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
- Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.
- Reflexão crítica dos alunos sobre o tema trabalhado.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema trabalhado.
- Orientar os alunos na utilização de recursos visuais para apresentar informações.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante todas as etapas do Estudo de Caso.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do Estudo de Caso.
- Coletar informações relevantes sobre o tema escolhido.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e participativa.
- Utilizar recursos visuais para apresentar informações de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre o tema trabalhado e propor soluções adequadas.