Aula sobre Algebra

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A álgebra é uma das áreas mais importantes da matemática, pois é utilizada em diversas situações do cotidiano, como em cálculos financeiros, na resolução de problemas de engenharia, na programação de computadores, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o e explicando como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Será feita uma breve revisão sobre o princípio multiplicativo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para trabalhar. Sugira temas relacionados à álgebra, como por exemplo, a resolução de problemas envolvendo equações do primeiro grau.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os alunos a fazerem pesquisas na internet, entrevistas com pessoas reais ou observações do cotidiano.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão coletar dados sobre o problema identificado. Sugira que os alunos utilizem tabelas, gráficos ou outros recursos para organizar as informações.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar o contexto do problema, identificando as causas e possíveis soluções. Oriente os alunos a fazerem uma reflexão crítica sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Sugira que os alunos utilizem recursos visuais para apresentar as informações.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado. Oriente os alunos a fazerem uma reflexão sobre as possíveis soluções e a escolherem a mais adequada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas relacionados à álgebra.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em utilizar recursos visuais para apresentar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade das informações coletadas pelos grupos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema trabalhado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema trabalhado.
  • Orientar os alunos na utilização de recursos visuais para apresentar informações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante todas as etapas do Estudo de Caso.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Estudo de Caso.
  • Coletar informações relevantes sobre o tema escolhido.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e participativa.
  • Utilizar recursos visuais para apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o tema trabalhado e propor soluções adequadas.