Aula sobre Algebra
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A álgebra é uma área da matemática que estuda as operações matemáticas e as relações entre elas. Ela é muito importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como engenharia, física, economia, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma das ferramentas mais importantes da álgebra. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo."
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o princípio multiplicativo. Em seguida, mostre exemplos práticos de como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na hora de escolher uma roupa para vestir, em que é preciso combinar as cores das peças.Etapa 2 - Divisão dos grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão utilizar o princípio multiplicativo para criar as regras do jogo e as perguntas. Determine um tempo para que as construções sejam feitas.Etapa 4 - Visão geral do jogo
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos “ome do Jogo”, “objetivo do jogo”, “desafios do jogo”, “níveis”, “esquema de recompensas”, “informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos a construírem as etapas pensando na criação do jogo de tabuleiro. Determine um tempo para que as construções sejam feitas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras e as perguntas que criaram, e os demais colegas deverão jogar.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas na criação do jogo.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo."
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação em público.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade nas regras e perguntas.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade em aplicar o princípio multiplicativo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o princípio multiplicativo.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro utilizando o princípio multiplicativo.
- Participar e colaborar em grupo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas na criação do jogo.