Aula sobre Algebra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A álgebra é uma área da matemática que estuda as operações matemáticas e as relações entre elas. Ela é muito importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como engenharia, física, economia, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma das ferramentas mais importantes da álgebra. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o princípio multiplicativo. Em seguida, mostre exemplos práticos de como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na hora de escolher uma roupa para vestir, em que é preciso combinar as cores das peças.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão utilizar o princípio multiplicativo para criar as regras do jogo e as perguntas. Determine um tempo para que as construções sejam feitas.

  4. Etapa 4 - Visão geral do jogo

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos “ome do Jogo”, “objetivo do jogo”, “desafios do jogo”, “níveis”, “esquema de recompensas”, “informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos a construírem as etapas pensando na criação do jogo de tabuleiro. Determine um tempo para que as construções sejam feitas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras e as perguntas que criaram, e os demais colegas deverão jogar.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas na criação do jogo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo."
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade nas regras e perguntas.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Habilidade em aplicar o princípio multiplicativo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o princípio multiplicativo.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro utilizando o princípio multiplicativo.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas na criação do jogo.