Aula sobre Algebra
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A álgebra é uma área da matemática que estuda as operações matemáticas e as relações entre elas. Ela é muito importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como engenharia, física, economia, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma das ferramentas mais importantes da álgebra. Vamos aprender a resolver e elaborar problemas de contagem que envolvam a aplicação desse princípio. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o princípio multiplicativo. Em seguida, mostre exemplos práticos de como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como na contagem de possibilidades em jogos de tabuleiro ou na escolha de roupas para um evento.Etapa 2 - Estação 1 - Problemas de contagem
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos deverão trabalhar em grupo para resolvê-los.Etapa 3 - Estação 2 - Elaboração de problemas
Nesta estação, os alunos irão elaborar seus próprios problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo. Forneça algumas dicas e orientações para a elaboração dos problemas.Etapa 4 - Estação 3 - Jogos
Nesta estação, os alunos irão jogar jogos que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo, como jogos de tabuleiro ou jogos de cartas. Disponibilize os jogos e oriente os alunos sobre as regras.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as soluções dos problemas, compartilhar os problemas que elaboraram e discutir as estratégias utilizadas nos jogos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância do princípio multiplicativo na resolução de problemas de contagem.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na elaboração de problemas de contagem.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas e na discussão das soluções.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo.
- Qualidade dos problemas elaborados pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o princípio multiplicativo.
- Orientar os alunos na elaboração de problemas de contagem.
- Disponibilizar jogos e problemas para os alunos resolverem.
- Estimular a discussão e a colaboração entre os alunos.
- Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Resolver problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo.
- Elaborar problemas de contagem que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo.
- Jogar jogos que envolvam a aplicação do princípio multiplicativo.
- Participar e colaborar nas atividades em grupo.
- Discutir as soluções dos problemas e as estratégias utilizadas nos jogos.