Aula sobre Algebra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A álgebra é uma área da matemática que estuda as relações entre números e as operações que podem ser realizadas com eles. Ela é muito importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como engenharia, física, economia, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma ferramenta fundamental para a resolução de problemas de contagem. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os estudantes deverão pesquisar e estudar previamente o conteúdo em casa, para que possam discutir e aprofundar o tema em sala de aula.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos deverão ter estudado previamente o conteúdo em casa por alguma atividade e leitura enviada. Lembre-se que a aprendizap possui aulas em seu site.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o princípio multiplicativo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas. As sub-ideias podem ser preenchidas com as possibilidades de uso do princípio multiplicativo e suas formas de resolução, por exemplo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir e aprofundar o tema do mapa conceitual. Circule pela sala para auxiliar e esclarecer dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de problemas de contagem que envolvam o princípio multiplicativo. Os alunos deverão resolver os problemas em grupo.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados dos problemas de contagem que resolveram. Avalie e dê feedbacks. Faça uso do quadro para registrar as respostas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Disponibilize uma tarefa de casa para que os alunos possam fixar o conteúdo aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de contagem utilizando o princípio multiplicativo.
- Estimular a pesquisa e o estudo prévio do conteúdo pelos alunos.
- Promover a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Resolução correta dos problemas de contagem apresentados.
- Qualidade da apresentação dos resultados pelos grupos.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Envolvimento dos alunos na aula.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de problemas de contagem.
- Avaliar e dar feedbacks sobre a resolução dos problemas pelos grupos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Estudar previamente o conteúdo em casa.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Resolver os problemas de contagem apresentados em grupo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar os resultados dos problemas de contagem em grupo.