Aula sobre Algebra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A álgebra é uma área da matemática que estuda as relações entre números e as operações que podem ser realizadas com eles. Ela é muito importante para a resolução de problemas em diversas áreas, como engenharia, física, economia, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com o princípio multiplicativo, que é uma ferramenta fundamental para a resolução de problemas de contagem. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os estudantes deverão pesquisar e estudar previamente o conteúdo em casa, para que possam discutir e aprofundar o tema em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos deverão ter estudado previamente o conteúdo em casa por alguma atividade e leitura enviada. Lembre-se que a aprendizap possui aulas em seu site.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o princípio multiplicativo, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas. As sub-ideias podem ser preenchidas com as possibilidades de uso do princípio multiplicativo e suas formas de resolução, por exemplo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir e aprofundar o tema do mapa conceitual. Circule pela sala para auxiliar e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de problemas de contagem que envolvam o princípio multiplicativo. Os alunos deverão resolver os problemas em grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados dos problemas de contagem que resolveram. Avalie e dê feedbacks. Faça uso do quadro para registrar as respostas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Disponibilize uma tarefa de casa para que os alunos possam fixar o conteúdo aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de contagem utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a pesquisa e o estudo prévio do conteúdo pelos alunos.
  • Promover a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar mapas conceituais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas de contagem apresentados.
  • Qualidade da apresentação dos resultados pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Envolvimento dos alunos na aula.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de problemas de contagem.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre a resolução dos problemas pelos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o conteúdo em casa.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Resolver os problemas de contagem apresentados em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados dos problemas de contagem em grupo.