Aula sobre Alteracoes Climaticas X Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As alterações climáticas são um tema muito importante atualmente, pois afetam diretamente a vida das pessoas e o meio ambiente. O aumento da temperatura global, as mudanças nos padrões de chuva, o derretimento das geleiras e a elevação do nível do mar são alguns dos impactos das alterações climáticas. É importante que os alunos compreendam como as ações humanas contribuem para essas mudanças e como podemos agir para reverter esse quadro. Nesta aula, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares para discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa para discutir o que os alunos já sabem sobre as alterações climáticas e o equilíbrio ambiental. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a poluição do ar, o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares para discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente os grupos a pesquisarem sobre as alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana e iniciativas que possam contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental. Os alunos podem utilizar livros, sites, vídeos e outras fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo irá apresentar seu modelo para a turma e os demais grupos irão avaliar o trabalho apresentado, preenchendo o modelo criado pelo grupo avaliado.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após a apresentação e avaliação dos modelos, promova uma discussão em grupo sobre as iniciativas apresentadas e como elas podem contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando a importância de agirmos para combater as alterações climáticas e preservar o meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um modelo de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar seus trabalhos para a turma.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do modelo de avaliação por pares.
  • Promover a apresentação e avaliação dos modelos criados pelos grupos.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as iniciativas apresentadas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as alterações climáticas e iniciativas para restabelecer o equilíbrio ambiental.
  • Criar o modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o modelo para a turma e avaliar os trabalhos dos demais grupos.