Aula sobre Alteracoes Climaticas X Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Atualmente, as alterações climáticas são um dos temas mais importantes a serem discutidos. Para isso, é importante que os alunos compreendam o que são as alterações climáticas e como elas afetam o meio ambiente, a biodiversidade e a vida humana. Utilize exemplos atuais como as ondas de calor, aumento do nível do mar e o derretimento de calotas polares. Além disso, é importante que os alunos conheçam iniciativas que estão sendo realizadas para minimizar os impactos das alterações climáticas, como a utilização de fontes renováveis de energia, o plantio de árvores e a redução do consumo de água e energia elétrica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre mudanças climáticas e a importância de aprender sobre a temática. Depois, exponha os objetivos da atividade, onde os alunos produzem um fanzine para ilustrar a problemática das alterações climáticas. Em seguida, divida os alunos em grupos de até 4 integrantes.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Os grupos realizam um brainstorming sobre o tema, pensando em possíveis ideias e abordagens para o fanzine que vão produzir. Os alunos podem procurar sobre causas e consequências, por exemplo. Para isso, podem utilizar folhas de caderno e papel sulfite para anotar as ideias.

  3. Etapa 3 - Definição dos temas

    Cada grupo escolhe 2 temas relacionados ao tema "Alterações climáticas x equilíbrio ambiental" que vão abordar em seu fanzine.

  4. Etapa 4 - Planejamento do fanzine

    Os grupos planejam o conteúdo do fanzine, dividindo o papel A4 em 8 partes e distribuindo os subtópicos entre elas. Nessa etapa, é importante que eles definam o que vão escrever e desenhar em cada parte.

  5. Etapa 5 - Produção do fanzine

    Os grupos iniciam a produção do fanzine, utilizando lápis de cor, canetas coloridas e outros materiais disponíveis.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, explicando o conteúdo e os objetivos da produção.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma discute as iniciativas que podem contribuir para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de discutir questões ambientais e propor soluções criativas para problemas complexos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, incentivando a produção de um fanzine.;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar a opinião dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade, contribuindo com ideias e sugestões;
  • Qualidade da produção do fanzine, considerando a criatividade, originalidade e clareza do conteúdo;
  • Apresentação para a turma, explicando o conteúdo e os objetivos da produção.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos na definição dos subtópicos e no planejamento do fanzine;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, incentivando a produção de um fanzine.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade, contribuindo com ideias e sugestões;
  • Trabalhar em grupo, respeitando a opinião dos colegas;
  • Produzir um fanzine.