Aula sobre Alteracoes Climaticas X Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula com uma breve contextualização sobre o tema, explicando o que são as alterações climáticas e como elas afetam o equilíbrio ambiental. Utilize exemplos práticos que possam ser observados pelos alunos em seu cotidiano, como a mudança de temperatura, o aumento do nível do mar, o desmatamento e as queimadas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao Design Thinking

    Explique aos alunos o que é Design Thinking e como ele pode ser aplicado para solucionar problemas. Apresente a metodologia e os passos a serem seguidos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo crie um mapa de empatia sobre as consequências das alterações climáticas. Utilize os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Incentive os alunos a pensarem em diferentes perspectivas e pontos de vista.

  3. Etapa 3 - Identificação de Problemas

    A partir do mapa de empatia, os grupos devem identificar os principais problemas relacionados às alterações climáticas e ao equilíbrio ambiental.

  4. Etapa 4 - Soluções Criativas

    Com base nos problemas identificados, os grupos devem criar soluções criativas e viáveis para restabelecer o equilíbrio ambiental.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma, explicando o problema identificado, o processo de criação e a solução pesquisada.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Finalize a aula com uma reflexão sobre o processo de Design Thinking e a importância da colaboração e da criatividade para solucionar problemas complexos como as alterações climáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a inovação;
  • Desenvolver a habilidade de identificar problemas e propor soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Criatividade na criação da solução;
  • Viabilidade da solução proposta;
  • Qualidade da apresentação;

Ações do professor

  • Explicar a metodologia de Design Thinking;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Auxiliar os grupos na identificação de problemas e criação de soluções;

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo;
  • Pensar em diferentes perspectivas e pontos de vista;
  • Identificar problemas e propor soluções criativas;
  • Apresentar a solução criada para a turma.