Aula sobre Alteracoes Climaticas X Equilibrio Ambiental
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As alterações climáticas são um fenômeno global que tem afetado a vida de todos os seres vivos no planeta. A intervenção humana tem sido uma das principais causas dessas alterações, e é importante que os estudantes compreendam como isso afeta o equilíbrio ambiental. Nesta aula, os alunos irão discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizarem atividades relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância de discutir as alterações climáticas e o equilíbrio ambiental. Incentive os estudantes a compartilhar exemplos de como essas alterações podem ser observadas em seu cotidiano.Etapa 2 - Estação 1 - Impactos das alterações climáticas
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir os impactos das alterações climáticas em diferentes regiões do mundo. Eles deverão apresentar exemplos concretos de como esses impactos afetam a vida das pessoas e dos animais.Etapa 3 - Estação 2 - Soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental. Eles deverão apresentar exemplos de iniciativas locais e globais que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.Etapa 4 - Estação 3 - Ações individuais para reduzir o impacto ambiental
Nesta estação, os alunos irão discutir ações individuais que podem ser adotadas para reduzir o impacto ambiental. Eles deverão apresentar exemplos de como pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente.Etapa 5 - Conclusão
Incentive os alunos a compartilhar suas reflexões e ações que pretendem adotar a partir do que aprenderam na aula.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese sobre o conteúdo das estações e conduza-os a uma discussão geral sobre as atividades realizadas nas estações e sobre a importância de discutir as alterações climáticas e o equilíbrio ambiental.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa autônoma dos alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre ações individuais e coletivas para a preservação do meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em apresentar exemplos concretos e relevantes sobre o tema.
- Reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
- Orientar os alunos na realização das pesquisas e atividades propostas.
- Conduzir a discussão geral no final da aula, incentivando a reflexão crítica dos alunos.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e atividades propostas com autonomia e responsabilidade.
- Apresentar exemplos concretos e relevantes sobre o tema.
- Refletir criticamente sobre a importância da preservação do meio ambiente.
- Participar da discussão geral no final da aula, compartilhando suas reflexões e ações que pretendem adotar a partir do que aprenderam na aula.