Aula sobre Alteracoes Climaticas X Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As alterações climáticas são um dos temas mais discutidos atualmente e possuem grande relevância mundial devido a suas consequências. É importante que os alunos compreendam a dimensão dos problemas gerados e consigam refletir criticamente as causas e mudanças necessárias na sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que são as alterações climáticas, como elas afetam o equilíbrio ambiental e quais são as consequências para a vida na Terra. Para ilustrar os efeitos das alterações climáticas, utilize exemplos práticos, como o derretimento das geleiras, as ondas de calor e as enchentes.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos devem preparar-se para a aula assistindo a um vídeo ou lendo uma reportagem sobre o tema. Disponibilize o material com antecedência e oriente os alunos sobre o que eles devem observar e anotar, como, por exemplo, consequências das mudanças climáticas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discussão do tema (Alterações climáticas) e suas consequências. Cada grupo deverá escolher uma consequência e discuti-la em profundidade, levantando hipóteses e soluções para o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O template deverá ser utilizado pelos alunos para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e soluções para o problema discutido. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate. Para isso, você pode trazer exemplos observáveis na cidade onde moram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir criticamente alterações climáticas
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fomentar o debate e a construção do conhecimento de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade da apresentação;
  • Capacidade de identificar as alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana;
  • Capacidade de discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na preparação para a aula;
  • Incentivar o debate e a troca de ideias;
  • Avaliar os alunos de forma justa e clara;

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre o tema;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar suas conclusões e soluções para o problema discutido;
  • Avaliar a atividade utilizando o template criado.