Aula sobre Amazonia Desmatamento Zero

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo, pois abriga uma grande biodiversidade e é responsável por regular o clima em todo o planeta. No entanto, a região tem sido alvo de desmatamento e exploração desenfreada, o que tem gerado consequências graves para o meio ambiente e para as comunidades que vivem na região. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para criar um modelo que ajude a promover o desmatamento zero na Amazônia. Para isso, vamos trabalhar em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema do desmatamento na Amazônia, apresentando dados e informações sobre a região. Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre o assunto em fontes confiáveis. Cada grupo irá apresentar um resumo das informações encontradas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos irão criar um mapa mental com as principais informações sobre o desmatamento na Amazônia, incluindo as causas, consequências e possíveis soluções. Forneça materiais para que os alunos possam criar seus mapas mentais.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão escolher uma solução para o problema do desmatamento na Amazônia e justificar sua escolha. Oriente os alunos a escolherem soluções que possam ser implementadas na prática.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da solução escolhida. Forneça materiais para que os alunos possam criar seus protótipos, como cartazes, maquetes, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como eles podem ajudar a promover o desmatamento zero na Amazônia. Os alunos irão avaliar os protótipos dos outros grupos e dar feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e reforce a importância da participação dos estudantes na construção de um futuro mais sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações;
  • Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções para problemas socioambientais;
  • Promover a consciência ecológica e a responsabilidade social.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Qualidade do mapa mental e do protótipo criado;
  • Coerência e viabilidade da solução escolhida;
  • Capacidade de apresentação e argumentação.

Ações do professor

  • Fornecer informações e orientações claras sobre o tema e a metodologia utilizada;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Dar feedbacks construtivos e orientações para aprimorar o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o desmatamento na Amazônia;
  • Criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema;
  • Escolher uma solução para o problema do desmatamento e criar um protótipo para apresentar para a turma.