Aula sobre Amazonia Desmatamento Zero

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e um dos ecossistemas mais importantes para a vida no planeta. No entanto, a região sofre com o desmatamento e a exploração ilegal de recursos naturais, o que coloca em risco a biodiversidade e a vida das comunidades tradicionais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da Amazônia e como o desmatamento afeta a região e o mundo. Utilizando a metodologia Design Thinking, eles irão criar um mapa de empatia para entender as perspectivas dos diferentes atores envolvidos na questão e desenvolver soluções para o desmatamento zero.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da Amazônia para o planeta. Utilize mapas e imagens para ilustrar a apresentação e facilitar o entendimento do tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as perspectivas dos diferentes atores envolvidos na questão do desmatamento na Amazônia. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente a criação de diferentes personas pelos grupos. Organize o tempo e os modelos que serão usados.

  3. Etapa 3 - Análise do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos para poderem analisar o mapa de empatia e identificar os principais problemas e desafios relacionados ao desmatamento na Amazônia.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento de soluções

    Os alunos irão trabalhar em grupos para desenvolver soluções para o desmatamento zero na Amazônia. Eles irão utilizar o método do Design Thinking para criar soluções criativas e viáveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Os alunos irão avaliar as soluções dos colegas e discutir as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema da aula e as soluções apresentadas pelos alunos. Destaque os pontos positivos e negativos de cada solução e a importância da Amazônia para o planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na busca de soluções para problemas ambientais.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia e análise dos problemas relacionados ao desmatamento na Amazônia.
  • Criatividade e viabilidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade de avaliar e discutir as soluções apresentadas pelos colegas.
  • Participação construtiva na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e envolvente.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na análise dos problemas relacionados ao desmatamento na Amazônia.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos durante a atividade de desenvolvimento de soluções.
  • Conduzir a discussão final de forma construtiva e produtiva.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre sua participação na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia completo e bem elaborado.
  • Trabalhar em grupo de forma cooperativa e criativa.
  • Apresentar sua solução de forma clara e envolvente.
  • Participar construtivamente da discussão final.