Aula sobre Amazonia Desmatamento Zero

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo e é considerada um patrimônio natural do Brasil e do mundo. No entanto, a região tem sido alvo de desmatamento e exploração desenfreada, o que tem gerado impactos ambientais, sociais e econômicos. Nesta aula, vamos explorar o tema "Amazônia: desmatamento zero" utilizando a metodologia ativa de Gamificação. Os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema, para desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Amazônia: desmatamento zero" contextualizando o tema para os alunos. Utilize mapas e imagens para ilustrar a apresentação e facilitar o entendimento do tema. Em seguida, explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação das cartas

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e, em seguida, irão criar as cartas do jogo. Cada grupo deve criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema "Amazônia: desmatamento zero". Oriente os grupos e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos irão trocar as cartas entre si para que cada grupo tenha um conjunto de cartas diferente. Acompanhe o processo para garantir que todas as cartas sejam trocadas.

  4. Etapa 4 - Jogo de perguntas e respostas

    Os grupos devem jogar o jogo de perguntas e respostas, utilizando as cartas criadas pelos outros grupos. Acompanhar o jogo e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos irão se reunir e discutir sobre as perguntas e afirmações apresentadas. Oriente a discussão e estimule a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Produção de um texto coletivo

    Os grupos irão produzir um texto coletivo sobre o tema "Amazônia: desmatamento zero", utilizando as informações discutidas na etapa anterior. Oriente a produção do texto e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Cada grupo irá apresentar o texto produzido para a turma. Avalie a apresentação e estimule a participação de todos. Esclareça as dúvidas.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e reforce a importância da participação dos estudantes na construção de um futuro mais sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Qualidade do texto coletivo produzido pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos textos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar os grupos na criação das cartas e esclarecer dúvidas.
  • Acompanhar o jogo e a discussão em grupo.
  • Orientar a produção do texto coletivo e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar as cartas do jogo com perguntas e afirmações.
  • Jogar o jogo de perguntas e respostas.
  • Discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas.
  • Produzir um texto coletivo sobre o tema.
  • Apresentar o texto produzido para a turma.