Aula sobre Amazonia Desmatamento Zero

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo e é um patrimônio natural do Brasil. No entanto, o desmatamento é uma ameaça constante à biodiversidade da região e ao equilíbrio do planeta. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a discutir e refletir sobre o tema "Amazônia: desmatamento zero" utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades de argumentação e reflexão crítica sobre a importância da preservação da floresta amazônica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Amazônia: desmatamento zero" e contextualizando a importância da floresta para o Brasil e para o mundo. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação dos grupos

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor apresentará argumentos a favor do desmatamento zero, enquanto o grupo opositor apresentará argumentos contra. A banca julgadora será responsável por avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e decidir qual é o mais convincente. O grupo de observadores deverá anotar os argumentos apresentados pelos grupos e observar a dinâmica do debate. Solicite que cada grupo crie um modelo de registro das informações que serão utilizadas, ou apresente um modelo.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do outro grupo. A banca julgadora fará perguntas aos grupos para avaliar a qualidade dos argumentos apresentados. O grupo de observadores poderá fazer comentários e observações sobre a dinâmica do debate.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e reforce a importância da preservação da Amazônia.

  5. Etapa 5 - Atividade de fixação

    Os estudantes irão produzir um texto de opinião sobre a importância da preservação da Amazônia.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos estudantes no debate, a qualidade dos argumentos apresentados e o texto de opinião produzido pelos estudantes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e reforce a importância da participação dos estudantes na construção de um futuro mais sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e reflexão crítica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Reforçar a importância da preservação da Amazônia.
  • Desenvolver habilidades de escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza do texto de opinião.
  • Observação e respeito às normas do debate.
  • Participação e cooperação no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e fazer perguntas para a banca julgadora e grupos.
  • Avaliar a participação dos estudantes e fornecer feedback.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos.
  • Participar ativamente do debate e refutar argumentos do outro grupo.
  • Produzir um texto de opinião sobre o tema.
  • Observar a dinâmica do debate e fazer comentários.
  • Cooperar e respeitar as normas do debate.