Aula sobre Amazonia Desmatamento Zero

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo e é considerada um patrimônio natural brasileiro. Infelizmente, o desmatamento é uma ameaça constante à sua biodiversidade e equilíbrio ambiental. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade em que irão desenvolver o tema "Amazônia: desmatamento zero". A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos irão pesquisar e estudar o tema em casa, para depois discutir e aprofundar o assunto em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo perguntas sobre a importância da preservação ambiental da Amazônia, e como podemos preservá-la?Na sequência, divida os alunos em grupos e peça para discutirem as informações que encontraram em suas pesquisas. Cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi discutido.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resumos

    Cada grupo irá apresentar o resumo da discussão para a turma. Organize o tempo e o formato das apresentações.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade em que irão desenvolver o tema. Explique como a dinâmica funciona e traga exemplos de como os campos podem ser preenchidos.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e criar uma apresentação sobre o tema "Amazônia: desmatamento zero", utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação. Organize o tempo e os materiais necessários.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar sua apresentação para a turma. Organize o tempo e o formato das apresentações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e reforce a importância da participação dos estudantes na construção de um futuro mais sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação do grupo.
  • Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de Sala de Aula Invertida.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar uma apresentação de qualidade em grupo.