Aula sobre Amazonia E O Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula explicando a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental, destacando a biodiversidade presente na região e ações humanas que ameaçam o ecossistema amazônico, como o desmatamento, a mineração e a exploração de recursos naturais. Utilize imagens, gráficos e mapas impressos para ilustrar a aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema a ser resolvido: "Como podemos restabelecer o equilíbrio ambiental na Amazônia a partir das alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana?"

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre a biodiversidade da Amazônia, as alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana e iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental na região. A pesquisa deve ser realizada com o auxílio de livros, revistas e jornais impressos disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Criação do template do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um template do diário de bordo, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas utilizando cartazes, maquetes ou outros recursos analógicos disponíveis na escola.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo as iniciativas apresentadas pelos colegas e selecionar as mais viáveis para serem aplicadas na escola ou na comunidade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Cada aluno deve preencher o template do diário de bordo criado pelo seu grupo, avaliando a atividade e destacando os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações sobre o equilíbrio ambiental na Amazônia.
  • Estimular o trabalho em grupo e o pensamento crítico.
  • Promover a conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia para o equilíbrio ambiental.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação e clareza na exposição das ideias.
  • Criatividade na utilização de recursos analógicos para ilustrar a apresentação.
  • Cooperação e respeito aos colegas durante a atividade.
  • Avaliação crítica e construtiva da atividade no template dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar o problema a ser resolvido e orientar os alunos na pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Auxiliar os grupos na criação do template dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade e fornecer feedback aos alunos.
  • Estimular a aplicação das iniciativas selecionadas pelos alunos na escola ou na comunidade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a biodiversidade da Amazônia, as alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana e iniciativas para restabelecer o equilíbrio ambiental na região.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar as ideias de forma clara e objetiva.
  • Utilizar a criatividade na utilização de recursos analógicos para ilustrar a apresentação.
  • Cooperar e respeitar os colegas durante a atividade.
  • Avaliar a atividade no template dos 3 Qs, destacando os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.