Aula sobre Amazonia E O Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo e tem uma enorme importância para a manutenção do equilíbrio ambiental do planeta. No entanto, a intervenção humana tem causado graves danos à região, como o desmatamento, a poluição dos rios e a exploração desenfreada dos recursos naturais. Nesta aula, os alunos serão convidados a refletir sobre as consequências dessas ações e a buscar soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e seus subtópicos: Amazônia, desmatamento, poluição dos rios, exploração dos recursos naturais e equilíbrio ambiental. É importante ressaltar a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta e os impactos negativos da intervenção humana na região.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos devem ser organizados em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Cada grupo escolherá um dos subtópicos para desenvolver.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre o subtópico escolhido e identificar o problema, as causas e as consequências da intervenção humana na Amazônia.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos devem gerar alternativas para solucionar o problema identificado, considerando as possibilidades e limitações do contexto em que estão inseridos.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher uma das alternativas geradas e elaborar um plano de ação para implementá-la. O plano deve incluir os recursos necessários, as etapas a serem seguidas e as possíveis resistências e desafios a serem enfrentados.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o resultado do seu trabalho para toda a turma, expondo o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. A apresentação pode ser feita em forma de teatro, debate, vídeo ou outra forma criativa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente e dar feedbacks construtivos sobre o trabalho realizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar problemas ambientais e propor soluções criativas e viáveis.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Criatividade e coerência na geração de alternativas e na elaboração do plano de ação.
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do diário de bordo.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o resultado do trabalho de forma clara e objetiva.