Aula sobre Amazonia E O Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Apresente o tema e seus subtópicos (ex: biodiversidade, desmatamento, mudanças climáticas. Introduza uma discussão sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema e seus subtópicos (ex: biodiversidade, desmatamento, mudanças climáticas. Introduza uma discussão sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Explique a metodologia ativa Cultura Maker e como ela será aplicada na atividade. Divida os alunos em grupos e distribua os materiais necessários para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao tema para ser discutido no diário de bordo. Apresente exemplos de problemas como desmatamento, poluição de rios, entre outros.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema escolhido. Incentive a criatividade e a inovação na busca por soluções.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema. Questione e oriente os grupos na escolha da solução mais adequada.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Promova um debate sobre as soluções apresentadas e discutir a viabilidade de cada uma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade considerando as intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir iniciativas para restabelecer o equilíbrio ambiental;
  • Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na atividade;
  • Coerência e viabilidade das soluções apresentadas;
  • Qualidade da apresentação e do diário de bordo criado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na metodologia ativa e na criação do diário de bordo;
  • Promover debates e discussões sobre o tema e as soluções apresentadas;
  • Avaliar a atividade considerando os critérios definidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar na criação do diário de bordo;
  • Discutir e apresentar soluções para o problema escolhido;
  • Participar dos debates e discussões promovidos pelo professor.