Aula sobre Amazonia E O Equilibrio Ambiental
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Amazônia é uma das maiores e mais importantes florestas do mundo, abrigando uma grande biodiversidade e desempenhando um papel fundamental no equilíbrio ambiental global. Porém, a intervenção humana tem causado uma série de impactos negativos na região, como o desmatamento, a poluição e a exploração desenfreada de recursos naturais. Nesta aula, os alunos serão desafiados a pensar em soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental na Amazônia a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Etapa 1 - Mapa de empatia
Explique aos alunos o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as pessoas que serão impactadas pelas soluções propostas. Em seguida, os alunos devem criar um mapa de empatia para um morador da Amazônia. Os campos a serem preenchidos são: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 2 - Identificação de problemas
Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar os principais problemas enfrentados pelos moradores da Amazônia em relação ao equilíbrio ambiental.Etapa 3 - Brainstorming
Os alunos devem gerar ideias para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. O professor deve estimular a criatividade e a participação de todos.Etapa 4 - Seleção de ideias
Os alunos devem selecionar as melhores ideias geradas no brainstorming e justificar a escolha.Etapa 5 - Prototipação
Com base nas ideias selecionadas, os alunos devem criar protótipos de soluções para os problemas identificados. Os protótipos podem ser desenhos, maquetes, cartazes, entre outros.Etapa 6 - Teste e avaliação
Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e avaliar a eficácia das soluções propostas.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão com os alunos sobre o aprendizado obtido na aula e a importância de se pensar em soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental na Amazônia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação de soluções para os problemas ambientais enfrentados pela Amazônia.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar para solucionar problemas.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
- Qualidade e criatividade das soluções propostas.
- Capacidade de justificar as escolhas realizadas pelos alunos.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Design Thinking e orientar os alunos na realização das atividades.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Conduzir a reflexão final sobre o aprendizado obtido na aula.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia para um morador da Amazônia.
- Identificar os principais problemas enfrentados pelos moradores da Amazônia em relação ao equilíbrio ambiental.
- Gerar ideias para solucionar os problemas identificados.
- Selecionar as melhores ideias geradas no brainstorming e justificar a escolha.
- Criar protótipos de soluções para os problemas identificados.