Aula sobre Amazonia E O Equilibrio Ambiental
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo e é considerada um importante patrimônio natural do planeta. No entanto, a intervenção humana tem causado diversos impactos ambientais, como a destruição de áreas florestais, a poluição dos rios e a alteração do clima. Nesta aula, os alunos serão desafiados a discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental na região amazônica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e os objetivos da atividade. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um conjunto de perguntas sobre o tema e seus subtópicos para serem respondidas e apresentadas em forma de argumentos. Os alunos terão um período para pesquisar e preparar seus argumentos.Etapa 3 - Debate
O grupo defensor fará sua apresentação inicial, seguido pelo grupo opositor. Após as apresentações, a banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos, e estes terão a oportunidade de responder e refutar os argumentos do outro grupo.Etapa 4 - Rodada de perguntas
Os grupos de observação farão perguntas para ambos os grupos e a banca julgadora dará notas para cada grupo.Etapa 5 - Conclusão
Cada grupo terá a oportunidade de fazer suas considerações finais e apresentar sua proposta de iniciativa para restabelecer o equilíbrio ambiental na Amazônia.Etapa 6 - Discussão em sala
Conduza uma discussão em sala para que os alunos possam expressar suas opiniões e debater sobre as iniciativas apresentadas pelos grupos.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos farão uma reflexão final sobre a atividade e as aprendizagens adquiridas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação;
- Promover o pensamento crítico e a reflexão sobre questões ambientais;
- Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos apresentados;
- Coerência e clareza das apresentações;
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos;
- Conduzir o debate e a discussão em sala.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos;
- Participar ativamente nas apresentações e debates;
- Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.