Aula sobre Amazonia E O Equilibrio Ambiental

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo e é considerada um importante patrimônio natural do planeta. No entanto, a intervenção humana tem causado diversos impactos ambientais, como a destruição de áreas florestais, a poluição dos rios e a alteração do clima. Nesta aula, os alunos serão desafiados a discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental na região amazônica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e os objetivos da atividade. Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um conjunto de perguntas sobre o tema e seus subtópicos para serem respondidas e apresentadas em forma de argumentos. Os alunos terão um período para pesquisar e preparar seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor fará sua apresentação inicial, seguido pelo grupo opositor. Após as apresentações, a banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos, e estes terão a oportunidade de responder e refutar os argumentos do outro grupo.

  4. Etapa 4 - Rodada de perguntas

    Os grupos de observação farão perguntas para ambos os grupos e a banca julgadora dará notas para cada grupo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Cada grupo terá a oportunidade de fazer suas considerações finais e apresentar sua proposta de iniciativa para restabelecer o equilíbrio ambiental na Amazônia.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Conduza uma discussão em sala para que os alunos possam expressar suas opiniões e debater sobre as iniciativas apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão final sobre a atividade e as aprendizagens adquiridas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação;
  • Promover o pensamento crítico e a reflexão sobre questões ambientais;
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e clareza das apresentações;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos;
  • Conduzir o debate e a discussão em sala.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos;
  • Participar ativamente nas apresentações e debates;
  • Colaborar com o grupo e respeitar as opiniões dos colegas.