Aula sobre Amazonia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo em termos de biodiversidade e recursos naturais. É também uma região de grande importância cultural e histórica para o Brasil. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a Amazônia, sua geografia, sua fauna e flora, e sua importância para o mundo. A metodologia de Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo para trabalhar o tema em questão, visando desenvolver a habilidade de caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.

  1. Etapa 1 - Entender

    Faça uma introdução sobre a Amazônia, apresentando informações sobre sua localização, clima, relevo e hidrografia. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre a região.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve fazer um esboço do que eles acham que é a Amazônia. Para isso, eles poderão utilizar materiais como papel, canetas, lápis de cor, revistas e jornais.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em seguida, os grupos deverão apresentar seus esboços e discutir as semelhanças e diferenças entre eles. Com base nessas informações, eles deverão decidir em conjunto qual será o foco do trabalho do grupo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com o foco definido, os grupos deverão criar um protótipo do trabalho que desejam desenvolver. Eles poderão utilizar diferentes materiais para isso, como cartolinas, tesouras, cola, canetas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Por fim, os grupos deverão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback dos colegas e do professor. Eles deverão refinar seus trabalhos com base no feedback recebido e apresentá-los novamente para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá reforçar a importância de se discutir a Amazônia, como uma das regiões mais importantes do mundo em termos de biodiversidade e recursos naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos.
  • Fornecer feedback construtivo para os grupos durante as etapas de prototipagem e teste.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Contribuir para a criação de um protótipo de qualidade.
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva para a turma.