Aula sobre Amazonia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do mundo, abrigando uma biodiversidade rica e única. É importante que os estudantes conheçam a região Amazônica e suas características, bem como as dinâmicas dos componentes físico-naturais presentes nela. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre a Amazônia, a fim de compreenderem melhor os aspectos culturais, sociais e ambientais da região. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade nas florestas tropicais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Amazônia" e seus aspectos culturais, sociais e ambientais. Se possível, utilize recursos visuais para tornar a apresentação mais dinâmica e interessante.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a Amazônia. O objetivo é que os estudantes compreendam melhor os aspectos culturais, sociais e ambientais da região sob a ótica do avanço da fronteira agrícola na região.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir os mapas de empatia e compartilhar suas ideias e percepções sobre a Amazônia.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá realizar pesquisas sobre os componentes físico-naturais presentes na Amazônia, como a biodiversidade, a hidrografia, o clima, entre outros. Os recursos utilizados para a pesquisa podem ser livros, revistas, sites, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, destacando os principais aspectos culturais, sociais e ambientais da Amazônia.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os aspectos apresentados pelos grupos, enfatizando a importância da preservação da região amazônica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula destacando a importância da Amazônia para o país e para o mundo, e como a preservação da região é fundamental para a manutenção da biodiversidade e da vida no planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade nas florestas tropicais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos resultados pelos grupos.
  • Envolvimento e participação dos alunos na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e na elaboração da apresentação.
  • Conduzir a discussão em sala de aula de forma participativa e dinâmica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia sobre a Amazônia.
  • Realizar pesquisa em grupo sobre os componentes físico-naturais presentes na Amazônia.
  • Elaborar uma apresentação sobre os resultados da pesquisa.
  • Participar da discussão em sala de aula de forma crítica e participativa.