Aula sobre Amazonia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Amazônia é uma das regiões mais importantes do Brasil, sendo considerada a maior floresta tropical do mundo. Ela abriga uma grande variedade de fauna e flora, além de uma rica diversidade cultural. É importante que os estudantes conheçam mais sobre a região e compreendam a sua importância para o país e para o mundo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para que os alunos possam criar um jogo com perguntas e afirmações sobre a Amazônia, desenvolvendo assim a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre a Amazônia, sua localização, importância e desafios enfrentados atualmente. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco (8 perguntas e 8 afirmações) e uma folha com as instruções para criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Os grupos terão um tempo para criar as perguntas e afirmações sobre a Amazônia. O professor deve orientá-los a pensar em perguntas que abordem os componentes físico-naturais da região, bem como a sua biodiversidade e os desafios enfrentados.

  4. Etapa 4 - Montagem do jogo

    Após a criação das perguntas e afirmações, cada grupo deverá montar o seu jogo, seguindo as instruções fornecidas pelo professor. Eles devem organizar as cartas em um envelope, que será entregue ao professor ao final da aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o seu jogo para a turma. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, que poderão responder às perguntas e comentar sobre as afirmações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre a Amazônia, abordando os principais pontos levantados pelos jogos. É importante que os alunos compreendam a importância da região e os desafios enfrentados para a sua preservação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor encerra a aula ressaltando a importância do tema e destacando como a preservação da região é fundamental para a manutenção da biodiversidade e da vida no planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos grupos.
  • Organização e clareza na montagem do jogo.
  • Participação dos alunos durante a apresentação dos jogos.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da Amazônia e os desafios enfrentados para a sua preservação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Conduzir a discussão em grupo ao final das apresentações dos jogos.
  • Avaliar os jogos e a participação dos alunos.
  • Respeitar o tempo de cada grupo e auxiliar aqueles que apresentarem dificuldades.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações de qualidade sobre a Amazônia.
  • Organizar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente durante as apresentações dos jogos.
  • Compreender a importância da Amazônia e os desafios enfrentados para a sua preservação.