Aula sobre Amazonia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com uma extensão de aproximadamente 5,5 milhões de km², abrangendo nove países, sendo que a maior parte (cerca de 60%) está localizada no Brasil. A Amazônia é uma região rica em biodiversidade, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais. No entanto, a região também enfrenta desafios como o desmatamento, a exploração ilegal de recursos naturais e a degradação ambiental. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um modelo de júri utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), para discutir sobre a Amazônia e seus desafios, buscando entender a importância da preservação ambiental e as consequências da degradação ambiental para a região e para o mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), explicando como a atividade será desenvolvida e quais serão as etapas do modelo de júri.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    O professor irá dividir a turma em 4 grupos, sendo um grupo da banca julgadora, um grupo defensor, um grupo opositor e um grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a Amazônia, buscando informações sobre a expansão da fronteira agrícola e o desmatamento da Amazônia Legal, observando os desafios enfrentados pela região e as consequências da degradação ambiental. Os grupos defensor e opositor deverão se preparar para apresentar seus argumentos no debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    Conduza o debate, onde os grupos defensor e opositor apresentarão seus argumentos e a banca julgadora irá avaliar as apresentações, levando em consideração a qualidade dos argumentos apresentados, a coerência e a clareza das ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o debate os alunos irão se reunir para discutir os argumentos apresentados e as consequências da degradação ambiental para a região e para o mundo. Nesse momento o grupo de observadores apresenta as informações mais relevantes apresentadas no debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor irá conduzir uma discussão para que os alunos possam compartilhar suas conclusões e aprendizados sobre a Amazônia e os desafios enfrentados pela região.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, levando em consideração a qualidade das pesquisas realizadas, a participação no modelo de júri e nas discussões em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental e os desafios enfrentados pela região amazônica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Participação ativa no modelo de júri e nas discussões em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades.
  • Conduzir o modelo de júri e as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre a Amazônia e seus desafios.
  • Preparar argumentos para apresentação no modelo de júri.
  • Participar ativamente do modelo de júri e das discussões em grupo.