Aula sobre Amazonia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Amazônia é uma das regiões mais importantes do Brasil e do mundo, por sua riqueza em biodiversidade e recursos naturais. É uma região que abriga diversas espécies de plantas e animais, além de ser fonte de água e ar puro para todo o planeta. Nesta aula, vamos explorar a Amazônia e seus principais biomas, como as florestas tropicais e os rios. Para tornar a aula mais dinâmica, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações, na qual os alunos trabalharão em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo e, em seguida, deve explicar como a metodologia de Rotação por Estações funcionará.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em três grupos. Cada grupo será responsável por uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1: Florestas Tropicais

    Os alunos da primeira estação deverão pesquisar sobre as florestas tropicais da Amazônia, suas características, fauna e flora. Em seguida, deverão criar um cartaz ou uma apresentação sobre o tema, incluindo imagens e informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Estação 2: Rios

    Os alunos da segunda estação deverão pesquisar sobre os rios da Amazônia, sua importância para a região e para o mundo, além de sua fauna e flora. Em seguida, deverão criar um cartaz ou uma apresentação sobre o tema, incluindo imagens e informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Estação 3: Caatingas e Cerrados

    Os alunos da terceira estação deverão pesquisar sobre os biomas da Caatinga e do Cerrado, que fazem parte da região amazônica. Em seguida, deverão criar um cartaz ou uma apresentação sobre o tema, incluindo imagens e informações relevantes.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos deverão apresentar suas atividades para a turma, compartilhando as informações e aprendizados adquiridos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deverá fazer uma breve conclusão sobre a importância da Amazônia e seus biomas para o Brasil e para o mundo, além de reforçar os aprendizados adquiridos pelos alunos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na construção de cartazes e apresentações.
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na construção das atividades.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas nos cartazes e nas apresentações.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante as atividades.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a cooperação e a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os temas propostos.
  • Criar cartazes ou apresentações com informações relevantes e imagens.
  • Cooperar e participar ativamente das atividades em grupo.